30 de jul. de 2012

Legalmente considerado cego, sul-coreano quebra primeiro recorde mundial dos Jogos

"Dong Hyun, de 26 anos, possui 20% de visão em seu olho direito e apenas 10% no esquerdo"

 

Silhueta do emblema das Olimpíadas ao pôr do sol
Na sexta-feira (27/07), o sul-coreano In Dong Hyun, legalmente considerado cego, quebrou a marca no tiro com arco individual e ainda ajudou seu país a fazer o mesmo na disputa por equipes na Olimpíada de Londres.

Dong Hyun, de 26 anos, possui 20% de visão em seu olho direito e apenas 10% no esquerdo. Para qualquer pessoa, já seria o suficiente para tornar impossível acertar um alvo de 122 centímetros a uma distância de 70 metros.

Mas na sexta, em prova que servia apenas para definir os chaveamentos do torneio olímpico, o sul-coreano registrou 699 pontos, superando em três o antigo recorde, também dele.

“Com minha visão, quando eu olho para o alvo, parece como se as diferentes cores tivessem sido derrubadas em água. Os limites não são tão claros e as linhas entre as cores são muito embaçadas”, falou o atleta em entrevista à BBC em março deste ano.

"Eu não tenho uma bengala, não tenho um cão-guia. É desagradável quando dizem que sou deficiente. Todo este interesse em minha visão não é bem-vindo", disse ele durante seus treinos em Londres.

Na eliminatória por equipes, Dong Hyun, medalhista de ouro nos Jogos de Atenas-2004 e Pequim-2008, competiu ao lado de Kim Bubmin e Oh Jin-Hyek. Juntos, os três fizeram 2087 pontos, 18 a mais que a antiga marca.

Daniel Xavier, único brasileiro presente na prova de definição das chaves individuais, terminou na 51ª posição de 64 atletas.


Fonte: vidamaislivre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário