O mestrando em Psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Anderson Jonas das Neves , foi premiado no II Congresso Internacional de Surdez, Implante Coclear, Próteses Auditivas e Cirurgicamente Implantáveis (Hearing),
realizado em maio em São Paulo.
O trabalho “Correspondência na Fala em
Leitura e em Nomeação de Sentenças em Crianças com Deficiência Auditiva
Pré-Lingual Usuárias de Implante Coclear” ficou em primeiro lugar na
categoria Fonoaudiologia.
Neves, que tem bolsa da FAPESP, foi orientado no trabalho pela professora Ana Claudia Moreira Almeida Verdu,
da Faculdade de Ciências da Unesp, e pelas pesquisadoras Adriane de
Lima Mortari Moret e Leandra Tabanez do Nascimento.
Segundo Verdu, o
trabalho é resultado de uma parceria entre unidades da Unesp, da
Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Carlos, no
âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre
Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE).
“Estudamos o funcionamento
simbólico em crianças com deficiência auditiva pré-lingual, isto é,
privadas de estimulação sonora, mesmo antes de aprenderem a falar, mas
que receberam o implante coclear – aparelho colocado cirurgicamente na
parte interna do ouvido e que restabelece a detecção sonora, portanto
necessitam aprender a dar significados aos sons da fala”, disse Verdu.
Na maior parte das crianças usuárias do implante coclear, aprender a
ouvir e a falar ocorre incidentalmente pelo uso do implante e pelo
estabelecimento de interações verbais com as pessoas.
Porém, em uma
parcela desta população, as funções de ouvir e de falar não ocorrem no
mesmo ritmo. Verdu explica que as pesquisas têm sido realizadas no
processo de reabilitação desses indivíduos e um dos aspectos focalizados
é o "treinamento de habilidades auditivas" e as relações que o ouvir
estabelecem com o falar.
Fonte: Exame
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