20 de jun. de 2013

Funad faz arraial para pessoas com deficiência na Paraíba

Foto de cadeirantes dançando quadrilha
A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) realizou na tarde da terça-feira (18) um arraial com deficientes físicos da instituição. 


Um dos destaques foi a apresentação da primeira quadrilha sobre rodas do estado. 

O evento contou com a participação de centenas de parentes, servidores e convidados, que se encantaram com a apresentação do projeto. Os ensaios levaram três meses e ocorreram durante quatro horas por semana.

 

A presidente da Funad, Simone Jordão, disse que a quadrilha fará outras apresentações na Paraíba e que a instituição tem ampliado os serviços para atender a demanda. “Incentivamos o projeto desde o início e a quadrilha recebeu diversos convites para apresentação, inclusive estarão sexta-feira no Salão do Artesanato, em Campina Grande. 

De 2011 até agora aumentamos 70% o quadro de usuários da Funad com 1.100 novos integrantes e, consequentemente, ampliamos os serviços e diminuímos a fila de espera”, afirmou.

Entre os admiradores do projeto estava o procurador de Justiça e ouvidor do Ministério Público da Paraíba, Doriel Veloso, que parabenizou a iniciativa da Funad. “O que os meus olhos enxergam aqui, palavras não conseguem substituir. 

É pura alegria nos olhos dessas pessoas que recebem atendimento no lugar certo, onde são acolhidos de braços abertos”, destacou. 

O coreógrafo, mestre folclorista e reabilitador Josinaldo Flores também não escondeu a alegria de observar no palco o esforço transformado em alegria e superação. 

“Foi uma experiência única trabalhar com os cadeirantes, pois o objetivo foi mostrar que eles podem fazer qualquer coisa de maneira adaptada, sem ninguém empurrando suas cadeiras e, acima de tudo, que eles podem fazer o que quiserem sempre”, disse o professor.

O jovem Edson Soares, que foi usuário da Funad durante 10 anos, após adquirir a deficiência, se tornou um instrutor coadjuvante pela experiência que desenvolve nas tradicionais quadrilhas juninas de João Pessoa.
 
“Já dançava quadrilha como cadeirante e através das aulas de teatro e dança que fiz aqui na Funad pude ajudar a treinar meus amigos. Além disso, se apresentar na nossa segunda casa, com a presença da família nos prestigiando e meus amigos me tendo como exemplo por minha experiência a alegria é triplicada”, revelou.
 

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário