17 de jun. de 2013

Caravana da Inclusão desembarca em Araçatuba (SP)

 

A cidade de Araçatuba (SP) receberá, no dia 21 de junho, a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania. A cerca de 500 km da capital São Paulo, o município receberá as discussões da Caravana na  Universidade Paulista (UNIP) de Araçatuba.
 
Realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP, Rede de Reabilitação Lucy Montoro e Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD), o encontro percorre o interior do estado buscando fomentar políticas públicas que assegurem a cidadania e os direitos das pessoas com deficiência, conscientizando os participantes sobre os direitos do segmento, que incluem: educação inclusiva, trabalho, cidadania e reabilitação, entre outros. 
 
A cada encontro, um atleta de elite do paradesporto do Estado está presente. Desta vez quem participa do evento é o atleta Paulo Sérgio Salmin Filho, que veste a camisa do Time São Paulo na modalidade tênis de mesa. O comparecimento dos atletas faz parte do projeto do Time São Paulo para apoiar clubes esportivos paralímpicos nos municípios. 
 
Todas as cidades por onde a Caravana passa recebem o Mutirão do Emprego. Realizado em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho – SERT, por meio do PADEF e o Poupatempo, são disponibilizados às cidades visitadas pela Caravana: emissão de carteira de trabalho (1ª e 2ª via); cadastro para vagas de emprego; encaminhamento para processo seletivo, mediante oportunidades de emprego disponibilizadas pelas empresas parceiras da região; e captação de currículos de pessoas com deficiência. 
 
Durante as Caravanas deste ano acontece também o Desfile de Moda Inclusiva, que busca sensibilizar os profissionais e futuros profissionais ligados ao segmento sobre a importância de pensar num vestuário acessível a todas as pessoas, com e sem deficiência. 
Há também, nessa e em todas as Caravanas do ano, a mostra itinerante do Memorial da Inclusão, que divulga em seus painéis, a história da luta das pessoas com deficiência no país. 
 
A Caravana é aberta ao público, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na abertura de cada evento. 


 
Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania – Araçatuba
 
Data: 21 de junho
Horário: das 9h às 13h
Local: UNIP – Universidade Paulista de Araçatuba
Endereço: Av. Baguaçu, 1939 – Jardim Alvorada – Araçatuba - SP
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário