28 de jun. de 2013

Paraíba avança com ações para efetivação do Plano Viver sem Limite

Logo do Plano Viver sem Limite

A Paraíba é um dos estados do Nordeste que desenvolve com êxito o Plano Viver sem Limite do Governo Federal. 

Essa foi a opinião externada pelo coordenador do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Elias Vieira Oliveira, na tarde desta quarta-feira (26), na Fundação Centro Integrado de Apoio aos Portadores de Deficiência (Funad), onde participou  de uma reunião sobre o Plano com a presidente do órgão, Simone Jordão, a coordenadora estadual da Política da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Gabrielle Tayanne, e técnicos da área.“

A Paraíba está numa condição muito boa no trabalho do Plano. Aqui temos no eixo da educação, por exemplo, com relação ao Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) na Escola, a adesão de quase 100% dos municípios paraibanos. Isso demonstra o comprometimento com a ação”, disse.

O Plano Viver sem Limite contempla quatro eixos: saúde, educação, inclusão social e acessibilidade.

A presidente da Funad, Simone Jordão, destacou que o governador Ricardo Coutinho fez a adesão ao Plano Viver sem Limite há mais de ano e, com isso, muitas ações foram efetivadas na Paraíba para a pessoa com deficiência. 

“Em 2011, esse Plano foi lançado, mas naquele momento a Paraíba já tinha um Comitê instituído pelo Governador e, posteriormente, houve a adesão ao Plano Viver sem Limite. Isso teve uma importância muito grande e conseguimos implantar o primeiro Centro Dia em uma articulação com o município de João Pessoa, a Residência Inclusiva de João Pessoa e outra que está sendo implantada em Santa Rita com o co-financiamento do Governo do Estado, além do Centro de Reabilitação de Sousa, a oficina ortopédica da Funad, entre outras ações”, frisou.

Fonte: Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário