25 de jun. de 2013

Professores são capacitados para atender alunos com deficiência em MG

Professores durante aula sobre a educação inclusiva
Até o dia 26 de junho, os professores da rede pública de ensino em Araxá, no Alto Paranaíba, passam por um treinamento para melhorar o ensino aos estudantes que têm algum tipo de deficiência. 

A qualificação também ajuda no processo de criação das Salas Recursos Multifuncionais (SRMF), espaços físicos localizados nas escolas públicas onde são realizados o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Na rede municipal de Araxá estudam 258 crianças com alguma deficiência. A educação inclusiva tem dado certo na cidade. Dentro da sala de aula, todos recebem atenção da mesma forma, sem diferença entre os estudantes. Nas Salas de Recursos Multifuncionais o aprendizado vira brincadeira. 

O acompanhamento de perto é essencial, segundo a professora Sandra Martins. “Os alunos participam das aulas normalmente nas próprias salas e depois eles recebem em outro horário escolar uma complementação, que fará com que eles compreendam melhor, através do lúdico e de outras atividades”, contou.

A questão na cidade é que existem poucos professores habilitados para este trabalho. “Tem que ter um perfil específico para se trabalhar com as nossas crianças. A Prefeitura atende cerca de 258 crianças que têm dificuldades”, explicou a coordenadora Rosângela Maria de Rezende. 

A solução está em cursos como este e nesse momento os professores viram alunos. Durante a programação, eles tiveram aula de braille. 

“A inclusão precisa acontecer aqui na sala para ela ser vivenciada lá fora. Precisamos trabalhar com os professores para eles passarem para os alunos”, disse o instrutor Marleno Rodrigues de Souza.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário