Até o dia 26 de junho, os professores da rede pública de ensino em Araxá,
no Alto Paranaíba, passam por um treinamento para melhorar o ensino aos
estudantes que têm algum tipo de deficiência.
A qualificação também
ajuda no processo de criação das Salas Recursos Multifuncionais (SRMF), espaços físicos localizados nas escolas públicas onde são realizados o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Na rede municipal de Araxá estudam 258 crianças com alguma deficiência. A educação inclusiva
tem dado certo na cidade. Dentro da sala de aula, todos recebem atenção
da mesma forma, sem diferença entre os estudantes. Nas Salas de
Recursos Multifuncionais o aprendizado vira brincadeira.
O
acompanhamento de perto é essencial, segundo a professora Sandra
Martins. “Os alunos participam das aulas normalmente nas próprias salas e
depois eles recebem em outro horário escolar uma complementação, que
fará com que eles compreendam melhor, através do lúdico e de outras
atividades”, contou.
A questão na cidade é que existem poucos professores habilitados para
este trabalho. “Tem que ter um perfil específico para se trabalhar com
as nossas crianças. A Prefeitura atende cerca de 258 crianças que têm
dificuldades”, explicou a coordenadora Rosângela Maria de Rezende.
A
solução está em cursos como este e nesse momento os professores viram
alunos. Durante a programação, eles tiveram aula de braille.
“A inclusão
precisa acontecer aqui na sala para ela ser vivenciada lá fora.
Precisamos trabalhar com os professores para eles passarem para os
alunos”, disse o instrutor Marleno Rodrigues de Souza.
Fonte: G1
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