18 de jun. de 2013

Professora desenvolve livro e ajuda alunos com surdez no ES

Livro criado pela professora com a linguagem de sinais e escrita
A professora Adeilsa Nevesde desenvolveu um livro para alunos com deficiência auditiva, em Iúna, na região Sul do Espírito Santo

O livro alfabetiza por meio da linguagem de sinais e do português escrito. 

Segundo a docente, não havia nenhum material didático adequado para os alunos e, por isso, usou a experiência adquirida em sala de aula para escrever o livro.

Para a professora, o aluno com deficiência auditiva precisa saber a linguagem dos sinais e também a escrever a Língua Portuguesa. 

"Nós encontramos hoje no mercado materiais para ensinar libras de forma generalizada. Agora, o bilinguismo não existe. Não temos material nenhum. A dificuldade é essa. Precisamos de uma material em que ele possa ter simultaneamente um aprendizado tanto de língua de sinais, quanto de língua portuguesa escrita", disse.

Segundo a intérprete de libras Raquel Bitencourt, a metodologia facilita o aprendizado, porque eles podem aprender de uma forma mais concreta, mais fácil.

 "Eles não entendem a língua escrita da mesma forma que nós entendemos, nós temos uma facilidade para ler o que está escrito e entender. Para os deficientes auditivos, a forma escrita geralmente muda um pouco. Por exemplo, nós lemos que a casa é bonita, para eles, somente casa bonita eles entendem", justifica.

O livro conta com 62 páginas e é utilizado, por enquanto, somente por alunos de Iúna. A professora procura ajuda para publicá-lo e para que mais crianças tenham acesso ao material.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário