6 de jun. de 2013

Plenário aprova emenda sobre alunos com deficiência e conclui votação de MP

Diversos lápis de cor empilhados
O plenário da Câmara aprovou emenda da deputada Mara Gabrilli à MP 606/13 que assegura aos professores do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) formação sobre condições de acessibilidade às pessoas com deficiência.

A MP permite o uso do Seguro de Crédito à Exportação em compras de aeronaves brasileiras mesmo quando a empresa aérea não for a devedora direta da operação de financiamento.

Segundo a tucana, no início o Pronatec nem mencionava a expressão pessoa com deficiência. “Fomos nós a colocar, por exemplo, material pedagógico e acessibilidade para que os alunos pudessem participar do ensino profissional neste país”, disse.

Mara Gabrilli lembra que a maior dificuldade para a pessoa com deficiência exercer a cidadania é a educação. Por isso, a capacitação dos professores é essencial. 

“É claro que o professor se assusta quando entra em uma sala de aula e se depara com um aluno surdo, cego ou com deficiência intelectual, porque ele não tem recurso nem técnica para ensinar esse aluno”, completou. “Se as pessoas com deficiência tiverem preparo e tiverem formação, com certeza todos os outros alunos crescerão com essa diversidade”, concluiu a tucana.

O deputado Vanderlei Macris (SP) destacou o apoio de toda a bancada do PSDB à proposta de Mara. “Ela vai garantir a possibilidade de capacitação aos alunos. E é uma política afirmativa de integração das pessoas com a sociedade, principalmente no ambiente escolar”, afirmou.

“O que se quer para um filho, seja deficiente ou não, é que ele tenha autonomia e independência. Isso só se adquire com o trabalho. E um trabalho digno só se adquire, só é possível com educação e um processo educacional digno”, frisou o deputado Otavio Leite (RJ) em plenário.

Eduardo Barbosa (MG) ressaltou a luta para incluir no programa vagas destinadas a pessoas com deficiência. Ele elogiou a iniciativa da deputada. “Só assim, nós poderemos ousar e chegar à meta prevista de alcançar 150 mil pessoas com deficiência dentro dos programas do Pronatec”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário