23 de jun. de 2014

Locutora da Fifa para pessoas com deficiência visual troca gritos por informações

Logo da Copa do Mundo 2014
"Enquanto os narradores normais gritam aquele gol longo, há muita informação em campo. É isso que eu tento contar." 


Mauana Simas é uma das 16 locutoras voluntárias escaladas pela Fifa para narrar as partidas da Copa do Mundo para pessoas com deficiência visual.


O serviço está disponível nos jogos disputados em quatro cidades-sedes (Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo) e visa atender a torcedores com deficiência parcial ou total de visão que forem aos estádios do Mundial.


Para acessá-lo, basta um rádio normal ou um smartphone, já que as transmissões estão disponíveis em canais abertos de FM.


O estilo de locução é bem diferente dos rádios comerciais, sem tantas propagandas ou preocupação com comentários e análises táticas e técnicas.


"No começo da partida, por exemplo, temos a preocupação de passar a atmosfera da partida, falar como os torcedores estão vestidos e se há espaços vazios no estádio. O principal é o que está acontecendo em campo", disse Mauana.


O treinamento dos profissionais de locução para pessoas com deficiência visual durou três meses. A prioridade foi dada a voluntários estudantes de jornalismo.


O equipamento adquirido pela Fifa instalado em cada estádio será doado após o Mundial para entidades brasileiras que desejem dar sequência ao projeto no país.


Confira as rádios que transmitem o serviço de audiodescrição:


Belo Horizonte: 103,3 FM
 
Brasília: 98,3 FM
 
Rio de Janeiro: 88,9 FM
 
São Paulo: 88,7 FM


Fonte: O Tempo


Nenhum comentário:

Postar um comentário