2 de jul. de 2014

Táxis adaptados ajudam pessoas com deficiência em Curitiba (PR)

Foto do táxi adaptado de Curitiba


O número de taxistas rodando na cidade de Curitiba (PR) não apenas aumentou – são 553 novos táxis em operação e 702 autorizados – como agora contam com melhorias de acessibilidade


A nova frota de táxi é formada por carros compartilhados, adaptados para transportar com segurança pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.


Serão 20 táxis nessa condição para atendimento preferencial a pessoas com deficiência, sendo que cinco já estão em operação. 


Agora não é mais necessário que usuário seja retirado da cadeira para entrar no veículo. O carro tem piso rebaixado, rampa de acesso e espaço para que o passageiro viaje com segurança na própria cadeira de rodas, o que dá mais conforto e segurança.


Os veículos são identificados nas laterais e na parte traseira, pelo símbolo internacional de acesso. 


Além de mais segura, a viagem também será mais confortável, pois o usuário da cadeira de rodas fica na mesma altura dos demais ocupantes.Os taxistas do sistema passam por cursos específicos para oferecer um serviço de qualidade aos usuários.


“Curitiba agora terá táxis acessíveis para atender uma demanda que existe há muito tempo na cidade. Com isso, a pessoa que usa cadeira de rodas passa a ter mais um modelo de transporte para garantir o seu direito de ir e vir com autonomia”, disse a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo.


O taxista Ronaldo José Ferreira, de 40 anos, está com seu carro novinho e pronto para trabalhar. Ele dirige táxi desde 1997, quando era o motorista auxiliar, e agora é o titular da autorização.


“Consegui realizar um sonho. Acompanhei de perto a licitação que mudou a vida de muitos inclusive a minha”, disse Ferreira. “Sei da responsabilidade de oferecer um serviço mais humano e saber que estou fazendo parte de um momento histórico da cidade junto com os outros colegas que terão táxis acessíveis compartilhados”, comentou.


O táxi de número 1232, de propriedade de José Sidnei Teixeira da Silva, de 41 anos, está rodando na cidade desde o dia 28 de maio. Ele conta que chorou no primeiro chamado. 


“Não imaginei que minha primeira corrida seria para um usuário de cadeira de roda. Quando cheguei o filho da pessoa com deficiência me advertiu que ele mesmo carregaria a mãe para dentro do carro. Foi quando abri a porta do táxi e estendi a rampa e a mãe do jovem gritava de alegria dizendo que ele não precisava mais colocá-la no banco e dobrar a cadeira”, contou emocionado o taxista.


Teixeira da Silva disse que o investimento em um veículo adaptado ainda é relativamente alto e sugere que a indústria automobilística produza em linha esse tipo de carro. Só a adaptação custou em torno de R$ 25 mil.


Os veículos adaptados são atestados por responsável técnico regularmente inscrito pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR) e, para serem aceitos no cadastro da Urbs, têm de estar em conformidade com as normas da ABNT. 


Para atender a adaptação, o tanque de combustível tem sua capacidade reduzida para 40 litros; o sistema de escapamento tem sua posição alterada e é feita a troca de molas que elevam a traseira do carro.
 

Motorista com deficiência
 

Além do táxi compartilhado, Curitiba terá agora táxis nos quais o motorista é pessoa com deficiência. Nesse caso, o táxi fará atendimento convencional, a adaptação do carro é feita para atender as necessidades do motorista.


A licitação abriu 30 vagas para essa modalidade, mas apenas onze propostas foram apresentadas e, nesse caso, as vagas restantes foram destinadas ao sistema convencional. 


Até este momento, estão em operação oito táxis com motorista com deficiência física. Os demais ainda estão no processo da licitação.


A cidade tem ainda, na frota de táxi, quatro veículos Kombi, que fazem o transporte especial desde 1990. Elas são equipadas com rampas e elevadores e também adaptadas para transportar os usuários de cadeira de roda.



Esta é a primeira ampliação da frota de táxi dos últimos 40 anos em Curitiba. São 750 novas autorizações, o que amplia a frota de 2.252 para 3.002 táxis.


Fonte: Bem Paraná


Nenhum comentário:

Postar um comentário