3 de nov. de 2014

Exposição no Museu Afro Brasil, em SP, contará com obra acessível a pessoas com deficiência visual

Foto da obra que terá audiodescrição no Museu


A exposição que inaugurou no último dia 23 em comemoração aos 10 anos do Museu Afro Brasil, em São Paulo, contará com a obra “Fundação da Pátria Brasileira”, baseada na obra de Eduardo Sá e autoria de Butti, acessível às pessoas com deficiência visual por audiodescrição disponível através da ferramenta de Audio Guia do App Museu Afro Brasil.


Já exposta na primeira exposição temporária realizada pelo Museu Afro Brasil “Brasileiro, Brasileiros” (2004), a obra apresenta em primeiro plano a figura de José Bonifácio, considerado o patriarca da Independência. 


A presença da figura de D. Pedro I no centro da pintura parece não ser apenas uma solução formal encontrada pelo artista, mas principalmente a intenção em mostrar a ambiguidade em torno de D. Pedro I enquanto “herói” da emancipação. 


A obra é composta ainda por representantes das três matrizes do Brasil: o branco, o índio e uma negra, sendo esta última numa posição de submissão e inferioridade, evidenciando a ainda forte presença da escravidão no país desse momento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário