17 de nov. de 2014

Rio realiza terá feira de empregos para pessoas com deficiência

Foto do logo do Rio+Inclusiva


O Ministério do Trabalho e Emprego, INSS, Senac promovem, na segunda-feira (17), a partir das 9h, no Rio de Janeiro, a maior feira de oportunidades para pessoas com deficiência e reabilitados do estado, o Rio + Inclusivo.


O evento terá a participação de 42 grandes empresas oferecendo cerca de 1,2 mil vagas de emprego para os visitantes. 


A feira será realizada no Centro Politécnico do Senac RJ, com entrada franca e transporte gratuito durante todo o dia entre o local do evento e a estação do metrô de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. 


Além disso, a iniciativa tem também o apoio da Fecomércio RJ, Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, Tribunal Regional do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. O dia de abertura contará com a presença do Ministro do Trabalho, Manoel Dias.


Segundo a organização do evento, o Rio + Inclusivo tem como objetivo promover a aproximação entre essas empresas que desejam preencher suas vagas destinadas a portadores de deficiência e essas pessoas interessadas em entrar ou retornar para o mercado de trabalho. Através do diálogo promovido pelos auditores fiscais do Trabalho, o mercado está percebendo que esses trabalhadores não são um custo, mas um investimento. 


“Nós buscamos conscientizar as empresas para o cumprimento da Lei de Cotas e sensibilizar, principalmente, os setores de Recursos Humanos para acabar com possíveis estereótipos ou preconceitos”, afirma o superintendente Regional do Trabalho e Emprego RJ, Antônio Albuquerque. Segundo o MTE, apenas 30% dessas instituições no Rio de Janeiro cumprem a Lei de Cotas.


Em 2014, o INSS comemora 70 anos da criação do seu programa de reabilitação profissional e, dessa forma, espera receber um grande público. “Será o maior evento de inclusão social realizado no estado do Rio de Janeiro”, explica o gerente executivo do INSS, Flávio Souza.


O Senac RJ, além das oportunidades de emprego, oferecerá mais 200 vagas gratuitas de capacitação profissional nos cursos de Estoque e Armazenagem e Rotinas de Escritório, dentro do programa Sem Limite, que foi criado em 2000 e busca a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.


“O Senac RJ tem ao longo dos últimos anos, focado através do Projeto Sem Limite, na questão da qualificação da pessoa com deficiência, sempre em parceria com as principais instituições. O Rio + Inclusivo é mais uma oportunidade de promover a inclusão destas pessoas no mercado de trabalho. Por isso abrimos as portas para esta iniciativa”, afirma a gerente de Responsabilidade Social do Senac RJ, Ana Paula Nunes.  


Para se inscrever nos cursos é necessário levar originais e cópias de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e código de identificação da doença (CID).


Durante o dia, também serão oferecidos serviços como a emissão da Carteira de Trabalho, palestras sobre temas de interesse dos participantes com tradução simultânea em Libras.


Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário