2 de jul. de 2015

Dicionário acessível para pessoas com deficiência visual

 


O projeto visa beneficiar 2 mil pessoas com deficiência de todo o país com material acessível para auxiliá-los nos estudos, consulta a palavras e verbetes, e na leitura de livros e revistas. 


Cerca de 3 mil instituições, entre escolas, bibliotecas e organizações que atuem com pessoas com deficiência visual, terão acesso ao dicionário gratuitamente para disponibilizar ao seu público.


O dicionário em português em formato Daisy é uma tecnologia assistiva e uma ferramenta complementar à formação educacional e cultural das pessoas com deficiência visual. 


Com ele deve-se estimular o conhecimento e aumentar as ferramentas de acesso à cultura e informação por parte das pessoas cegas ou com baixa visão em computadores, celulares ou tablets. 


O formato Daisy é o ideal para as pessoas com deficiência visual, principalmente pelas funcionalidades de navegação e leitura, além disso, pode ser acessado a qualquer momento e lugar, basta que o usuário tenha o aplicativo DDReader - Dorina Daisy Reader instalado em seu apare lho.

 

Sobre o formato Daisy



O formato Daisy permite que o leitor com deficiência visual navegue como se estivesse com o material em mãos. 


As pessoas cegas ou com baixa visão podem acessar o conteúdo ampliando a fonte e ouvir simultaneamente em voz sintetizada no computador, tablete ou celular com sistema Android. 


O livro Daisy é editado com notas de rodapé opcionais, marcadores de texto, soletração, leitura integral de abreviaturas e de sinais, além da pronúncia correta de palavras estrangeiras. É um formato que garante a navegabilidade e o acesso à informação para pessoas com deficiência visual.


Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
 


A Fundação Dorina Nowill para Cegos atua há 69 anos para facilitar a inclusão de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, por meio de serviços gratuitos e especializados de reabilitação, educação especial, clínica de visão subnormal e programas de empregabilidade. 


A instituição é referência na produção de livros e revistas acessíveis nos formatos braille, falado e Daisy, distribuídos gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para escolas, bibliotecas e organizações em todo o Brasil.  

 

Informações



Telefone:  (11) 5087-0999



Fonte:  Vida Mais Livre  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário