3 de jul. de 2015

festival interuniversitário de cultura e oficina de roteiro com interpretação em Libras vão até 12 de julho no RJ


 festfic


Oito universidades públicas do estado do Rio de Janeiro realizam, a partir desta quinta-feira, o Festival Interuniversitário de Cultura (FestFIC-RJ). 


O evento vai até o dia 12 de julho, englobando mais de 400 atividades culturais gratuitas, em 19 municípios fluminenses. Algumas contarão com interpretação em Libras e outros recursos de acessibilidade.


A programação abrange espetáculos teatrais e de dança, performances, saraus, encontros literários, exposições, oficinas e cursos de extensão. As atividades não ficarão restritas ao ambiente universitário, acontecendo também em praças e ruas. 


Além de promover a cultura e oferecer entretenimento à comunidade, o festival tem como objetivos discutir a política cultural no estado e incentivar o intercâmbio artístico entre as universidades.


A abertura oficial da primeira edição será no dia 3, sexta-feira, na Praça XV, no centro do Rio, às 15h, com apresentação conjunta dos corais, orquestras e companhias de dança das universidades fluminenses que formam o Fórum Interuniversitário do Rio de Janeiro (UFRJ, UFF, UNIRIO, UFRRJ, IFF, Uerj, Uenf e Cefet/RJ).



Clique aqui para ver a programação completa do festival.

 

 

Confira abaixo algumas das atividades do FestFIC com interpretação em Libras:

 


  • Exposição “O Mar Brasileiro na Ponta dos Dedos”, sob a coordenação de Stella Savelli, professora da UFRJ e do INES. O tema é “A Biodiversidade Marinha Brasileira”, visto que o Brasil tem uma costa atlântica de mais de 8.000 quilômetros de extensão e uma rica biodiversidade. Todas as peças são reais e é possível tocar em animais que podem ter mais de 200 anos. Além da interpretação em Libras, a mostra conta também com informações em Braile. Dia 5, das 13h às 17h, no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (Salão Ciência Acessível).

  • Mesa de debate “Falando de Política Pública”. As pesquisas do Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ possuem questões que são de interesse público amplo e de interesse para o exercício da cidadania. Professores, alunos e egressos do programa se dispõem a divulgar e discutir os resultados de sua reflexão sobre temas de interesse para a formulação, implementação e juízo crítico sobre as políticas públicas no Brasil. Classificação: 10 anos. Dia 7, das 10h às 13h, no Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ/Casa da Ciência, em Botafogo.

  • Palestra “Políticas, Direitos e Indústria Cultural: Debates Contemporâneos”, que abordará os temas cultura digital, acesso aberto à produção científica, gestão das instituições culturais, e o trabalho do Monobloco como ícone cultural. Espera-se traçar um panorama amplo das questões centrais relacionadas às atividades, políticas e direitos culturais. Os participantes são alunos e ex-alunos do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento. Classificação: 10 anos. Dia 7, das 14h às 17h, no Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ/Casa da Ciência, em Botafogo.

  • Apresentação “Capoeira” – A Arte Popular Capoeira, sua origem, história e evolução. Dia 10, às 13h30, no Fórum Carioca de Arte Pública no Fest-FIC, na Lapa, Centro do Rio.

  • Circuito Expositivo Museu Nacional: Salão de Identidade, Multiplicidade e Coesão Cultural. Os mediadores utilizam recursos como figurinos e narrativas das personagens de diferentes culturas representadas nas exposições do museu, buscando promover a interação dos visitantes com os objetos expostos e o acervo da coleção didática acessível. Haverá intérprete de Libras nas visitas de
    11h e 14h. Dias 11 e 12, das 10h às 16h, no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (salas Kumbukumbu, Etnologia Indígena, Pompéia e Herculano, Egito Antigo e Sala do Trono).

  • Teatro de Bonecos “A fantástica história do circo tomara que não chova”. Apresentação que se baseia na tradição secular do Mamulengo, com diferentes abordagens que abrangem de Meyerhold a Gordon Craig. Dia 11, às 14h20, no Fórum Carioca de Arte Pública no Fest-FIC, na Lapa, Centro do Rio.

  • Performance circense “Colombina”, com direção de André Garcia Alvez. O público é convidado a ler poesias para a personagem Colombina, que faz uma sequência de movimentos durante cada leitura. Dia 11, às 15h, no Fórum Carioca de Arte Pública no Fest-FIC, na Lapa, Centro do Rio.

  •  Teatro de Rua “Geografia Popular do Rio de Janeiro – Uma Viagem pelo Coração do Povo Carioca”, com direção de Amir Haddad. Uma viagem pelas paradas essenciais da geografia do afeto carioca segundo o Grupo Tá na Rua. Dia 11, às 19h, no Fórum Carioca de Arte Pública no Fest-FIC, na Lapa, Centro do Rio.


Oficina gratuita de roteiro audiovisual 

 

 

Estão abertas as inscrições para a oficina prática e teórica gratuita de roteiro audiovisual (cinema e televisão) ministrada por Bosco Brasil, que acontecerá de 7 a 12 de julho na Caixa Cultural, no turno da tarde. Inédita no Rio de Janeiro, a oficina contará com a presença de intérpretes de Libras.


Entre os conceitos abordados, estarão: a singularidade do roteiro audiovisual, personagem, ação e narrativa audiovisual para a criação de roteiros de filmes, seriados, novelas e especiais. 


O trabalho terá a duração de uma semana, durante seis dias corridos, quatro horas por dia.


Para ver mais informações e fazer a inscrição, acesse www.facebook.com/oficinaboscobrasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário