7 de jul. de 2015

Assinem a petição que tem como objetivo fazer com que o tratamento adequado a mulheres com Câncer de Mama Metastático seja oferecido pelo Sistema Único de Saúde - SUS

 


Realizada por Femama, Instituto Oncoguia e Roche, a campanha Por Mais Tempo visa a mostrar à sociedade a realidade enfrentada pelas mulheres com câncer de mama metastático. 


De forma inédita e colaborativa, unimos nossas forças – ONGs, médicos e indústria – em prol de uma causa legítima e urgente.


A campanha traz uma série de iniciativas que procuram gerar reflexão da população brasileira sobre o câncer de mama metastático, seus tratamentos e também a importância e o significado de ter mais tempo de vida.

A campanha conta ainda com uma série de ações online, como minidocumentários que mostram a vida e os desafios de mulheres que enfrentam o câncer de mama metastático. 


Traz também uma petição que visa a garantir às pacientes o direito de receber os tratamentos mais adequados para sua doença. E com isso ajudar as mulheres diagnosticadas com câncer de mama metastático a conquistar o direito de viver mais.


Já existem tratamentos que praticamente mudaram a história do câncer de mama metastático. A equipe médica, que antes falava em meses, pode agora considerar anos a mais de vida para as pacientes, graças ao desenvolvimento de novos medicamentos. Mas esses avanços não são para todos.


Tão importante quanto ter novos medicamentos é torná-los disponíveis aos que mais precisam. 


As mulheres diagnosticadas com câncer de mama metastático precisam receber tratamento adequado e as terapias específicas para seu tipo de tumor. Essas terapias aumentam a chance de a mulher viver mais e com qualidade de vida.


O câncer de mama representa 22% dos novos casos de câncer a cada ano1. No mundo, a cada hora, seis novos casos são diagnosticados. 


Cerca de um quarto das mulheres diagnosticadas têm menos de 50 anos2. Só no Brasil são esperados 57 mil novos casos de câncer de mama em 2015, segundo dados do INCA.


Especificamente sobre o câncer de mama metastático não há estatísticas que demonstrem a dimensão real da doença. Estima-se que cerca de 50% dos casos de câncer de mama sejam diagnosticados já em estágio metastático avançado (estágios 3 e 4) no SUS3. Aproximadamente 30% dos casos evoluem para o estágio metastático4.


Câncer de mama metastático, estágio IV da doença, é a fase em que o tumor atingiu outros órgãos do corpo e os mais frequentemente atingidos são: ossos, pulmões, fígado e cérebro.


Algumas mulheres já são diagnosticadas com câncer de mama metastático, no entanto, o mais comum é que a metástase ocorra meses ou anos após a paciente identificar e tratar o câncer de mama inicial. 



  • 2Estimativas da instituição Susan G. Komen for the Cure




Os novos tratamentos para enfrentar o câncer de mama metastático são específicos contra o tumor, como a chave para uma fechadura. 


As terapias-alvo, foco do que hoje é conhecido como medicina personalizada, atacam prioritariamente as células cancerosas, resguardando as saudáveis, e, com isso, minimizando os efeitos colaterais. 


Chamamos esses avanços de medicina personalizada, pois levam em conta o tipo de câncer de cada paciente para definir o melhor tratamento. Hoje, podemos oferecer cada vez mais o tratamento certo para cada paciente.


Por sua alta especificidade, essas terapias têm mais eficácia e segurança, proporcionando às pacientes mais tempo de vida com mais qualidade.


Por isso gostaria de pedir para todos vocês assinarem no site oficial da campanha a petição que tem como objetivo fazer com que esse tratamento seja oferecido pelo Sistema Único de Saúde - SUS a todas mulheres diagnosticadas com o Câncer de Mama Metastático. 




Fonte: Por Mais Tempo



Nenhum comentário:

Postar um comentário