17 de abr. de 2014

SESC promove evento sobre atividades físicas adaptadas


O Sesc São Carlos realiza, de 14 a 17 de maio, a 17ª edição do Simpósio Internacional de Atividades Físicas Adaptadas, com aula inaugural do filósofo italiano Mauro Maldonato.
 


O objetivo do evento é promover a inserção de pessoas com deficiência, de qualquer idade e classe social, na prática de atividades físicas e/ou esportivas, possibilitando que profissionais, educadores, alunos e público em geral, entrem em contato com técnicas, pela difusão do conhecimento produzido por cientistas e profissionais da área de Educação Física Adaptada e afins. 


Ao informar e inserir a comunidade nos debates, o SESC busca a conscientização da necessidade de evitar preconceitos e discriminação em relação às diferenças, para além de estereótipos.

Participam profissionais brasileiros e estrangeiros das áreas de educação física e esportes, fisioterapia, pedagogia, psicologia e terapia ocupacional,  por meio de conferência, cursos e vivências. Paralelamente, para que o público em geral reflita sobre assuntos relacionados com a problemática de pessoas com deficiência, estão programadas atividades culturais e esportivas.


O evento, que teve sua primeira edição em 1997, destaca-se por ser pioneiro no assunto, na instituição e ser efetivado em uma entidade particular não vinculada a Universidades. 


O público participante vem de todo o Brasil e alguns países vizinhos como Chile e Argentina e, basicamente,  é formado por professores e alunos de Educação Física, Educação Física Adaptada, Fisioterapia, Educação Especial, Psicologia, Terapia Ocupacional e Pedagogia, pessoas com deficiência e interessados em geral.


As inscrições podem ser feitas até 12 maio no Portal SESC SP: www.sescsp.org.br


DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
 
14 de maio/ 20h30
 

CONFERÊNCIA INAUGURAL - Mauro Maldonato (Itália)
 

Entre consciência e mundo: a fronteira enigmática do corpo. 

O pensador fará uma abordagem reflexiva sobre como o corpo diferente é visto e sentido na sociedade atual. Médico psiquiatra, professor de Psicopatologia Geral na Universidade de Basilicata, pensador com formação complementar em Filosofia, é membro de diversos grupos de pesquisa internacionais, conferencista e professor visitante em prestigiadas instituições. Autor e organizador de volumes e artigos científicos publicados em diversas línguas.
 

Apresentação Artística - Forma de ver
 

Marcos Abranches e Alessandra Bonovox
 
Vivência 1 – Surdo-cegueira: práticas e estratégias em meio líquido
 

Profas. Marília Cordeiro Aragão e Ticiana Castelo Branco Dantas

Graduadas em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará, atualmente trabalham no Sesc Ceará como professoras do Sesc Ativo – Núcleo PcD (Pessoa com deficiência).
 

Vivência 2 – A Educação Física na perspectiva da Educação Inclusiva para Pessoas Com Deficiência Visual
 

Prof. Ivan de Oliveira Freitas
 

Graduado em Educação Física, atleta da Seleção Brasileira Paralímpica na modalidade de Futebol de Cinco (para cegos), foi o segundo cego no Brasil a se formar na área. Atualmente é professor na Universidade de Guarulhos e trabalha na Secretaria de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo, como Coordenador de Paradesporto.

Programação esportiva e cultural
 

Bate bola com o Paraatleta Kaíque (Tênis de Mesa)
 

Atividade interativa onde os participantes poderão bater bola com atletas da modalidade convidados, tendo como destaque, a presença de Luiz Henrique Medina conhecido como Kaíque, medalhista de ouro no Parapan de 2013 e que representa o Brasil em Paraolimpíadas. O Kaíque tem apenas parte dos dois braços e não tem uma perna.
 


Fonte: Instituto Mara Gabrilli

Nenhum comentário:

Postar um comentário