30 de abr. de 2014

'Residência Inclusiva' para integrar pessoas com deficiência será inaugurada

Foto da imagem do projeto Residência Inclusiva

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) inaugurou, nesta segunda-feira (28), a Residência Inclusiva Ttere Acolher, espaço que busca romper o isolamento tradicional em serviços de acolhimento para pessoas com deficiência


O local fica na rua Ulisses Ramos de Castro, 140, no bairro Bosque, em Presidente Prudente.


A solenidade de abertura será realizada às 8h, na sede do projeto celebrado após uma parceira entre os governos federal, estadual e municipal, além da entidade responsável. Ele consiste em residências adaptadas, com estrutura física adequada, localizadas em áreas residenciais na comunidade.


A Residência Inclusiva atua no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas), para jovens e adultos com deficiência, prioritariamente, beneficiários do Beneficio de Prestação Continuada (BPC) e em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda família. 


Também podem participar aqueles que estejam em processo de desinstitucionalização de instituições de longa permanência.


De acordo com a prefeitura municipal, o público pode ser misto, ou seja, poderão conviver na mesma residência pessoas acima de 18 anos com diferentes tipos de deficiência, devendo ser respeitadas as questões de gênero, idade, religião, raça e etnia, orientação sexual e situações de dependência.


O serviço de acolhimento ofertado na Residência Inclusiva não atenderá pessoas com transtornos mentais, que devem ser encaminhadas para a rede de saúde mental que contempla trabalhos exclusivos voltados a estes casos.


Fonte: G1
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário