5 de fev. de 2013

Travessia põe pessoas com deficiência em risco em Franca (SP)

Foto de um semáforo
A falta de um semáforo e de uma faixa especial em frente ao prédio da instituição que auxilia pessoas com deficiência visual em Franca (SP) coloca em risco a segurança dos frequentadores do local. 

O estudante universitário Marcial Petroline enviou um vídeo ao VC no G1 onde registra o grande fluxo de veículos no trecho no bairro Jardim Betânia e que, segundo ele, pode provocar um grave acidente.

De acordo com Petroline, o prédio da Sociedade Franca de Instrução e Trabalho para Cegos fica no cruzamento das ruas Santa Catarina e Minas Gerais. 

O único dispositivo de sinalização instalado, segundo o estudante, alerta apenas os motoristas sobre a travessia de pessoas com deficiência. 

Petroline conta que a empresa onde ele trabalha fica ao lado do prédio onde funciona a instituição. “Muitas vezes eu e meus colegas paramos o trabalho para ajudar as pessoas com deficiência a atravessar a rua. Não há mecanismos que os auxilie. 

Toda vez que escuto uma freada brusca olho pela janela para ver se alguma pessoa com deficiência foi atropelada”, diz o rapaz, que relata a frequência de acidentes com carros no trecho.

O estudante lembra ainda que uma vez um assaltante fingiu ajudar uma pessoa com deficiência a atravessar a rua e roubou R$ 400 da vítima.

Petroline afirma que já fez denúncias à Prefeitura, mas que nenhuma providência foi tomada. “Tudo o que escuto é que eles irão mandar alguém para analisar o caso, mas ninguém aparece para vistoriar.”

Segundo a lei federal 10.098/00, as vias públicas, os parques e os demais espaços de uso público existentes, assim como as respectivas instalações de serviços e mobiliários urbanos deverão ser adaptados, obedecendo-se ordem de prioridade que vise à maior eficiência das modificações, no sentido de promover mais ampla acessibilidade às pessoas com deficiência.

O secretário de Segurança e Cidadania de Franca, Sérgio Buranelli, afirmou que não há prazo para a adequação da travessia. O secretário também disse que os próprios motoristas deveriam respeitar a velocidade na via, já que eles sempre ultrapassam o limite.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário