15 de mai. de 2014

4 dicas de como tornar mais fácil o BANHO da pessoa com Alzheimer

Woman in Shower


Levar a pessoa com Alzheimer para tomar um banho é um problema? Se sua resposta for sim, eis neste post algumas dicas práticas de um filho, que cuida de uma mãe com Alzheimer, que podem ajudar o cuidador a enfrentar esse momento crítico do dia.


Dicas:
 

1. Sem Blá Blá Blá


Esqueça todas as explicações prolixas. Se a pessoa com demência não consegue lembrar de três palavras simples depois de um minuto ou dois, ela não vai entender ou lembrar do seu argumento sobre e porque tomar um banho.


Quando chegar a hora, vá até a pessoa, chame sua atenção, sorria e aguarde até receber um sorriso de volta ou qualquer outro sinal de que ela percebeu sua presença e atenção. Então, estenda sua mão e espere a resposta para sua atitude.


A pessoa pode perguntar o que você quer ou para onde estão indo. Pode-se dizer algo do tipo “vamos ter um bom momento agora” ou qualquer outra frase que você sabe que funciona com a pessoa, que vai incentivá-la a se mexer. O objetivo desta primeira dica é fazer com que a pessoa entre em movimento de forma participativa.


Ou seja, este não é momento de tentar convencer a pessoa a tomar banho, é simplesmente o momento de encaminhá-la até o banheiro da forma mais participativa possível.


2. Garanta um ambiente agradável no banheiro


Em locais mais frios, ao ser despida, a pessoa pode reclamar de frio e isso desencadear uma série de comportamentos indesejáveis. Sendo assim, mantenha o banheiro já em uma temperatura agradável para evitar esse problema. Se necessário, ligue o chuveiro antes e deixe a porta fechada. Assim, quando vocês chegarem ao banheiro, a temperatura do ambiente já estará agradável.


Ao terminara de despir a pessoa, volte a dica 1 para levantá-la, levá-la até o box e começar o banho.


3. Estamos fazendo isso juntos e vamos ter outros momentos: faça links


Faça o link entre você e a pessoa, use sempre a palavra “nós” (nós vamos lavar a cabeça agora). O link também deve ser feito entre esta atividade e outra que seja prazerosa. “Ao terminar o banho, vamos jogar cartas”, ou seja, desvie atenção para algo que a pessoa goste e que seja um reforço positivo naquele momento.


4 . Faça da “água invisível” algo conhecido 


A maioria das pessoas com Alzheimer não gosta de água, parece que eles têm medo de água, especialmente a água que vem do chuveiro. A água parece ser algo que cai neles e eles não sabem de onde surgiu. Em outras palavras, é invisível para eles.


Como você se sentiria se algo invisível começasse a bater na sua cabeça? Parece que é assim que temos que pensar para tentar entender o comportamento deles no chuveiro.


Falando em bater na cabeça, certifique-se de ajudar a pessoa com demência a se posicionar de forma que a água não caia direto na cabeça. Pegue a mão da pessoa e coloque-a sob a água para que ele perceba a presença da água.


Depois, você pode dizer para ficar sob a água. Entregue o sabonete e incentive-os a ajudar a lavar o corpo. Deixe-o participar do banho e lavar-se o maior tempo possível. Não faça isso por ele até que você não tenha escolha.


Fonte: Reab

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário