26 de mai. de 2014

Detran orienta sobre credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

Foto do logo do Detran do Paraná


O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) oferece o serviço de emissão de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência física em 373 cidades do Estado. 


Nos 26 municípios paranaenses com trânsito estruturado e secretaria ou órgão de trânsito estabelecido (lista completa no final da matéria), as credenciais são obtidas por meio das prefeituras.


“Governo e prefeituras tem o dever de fazer cumprir a legislação e emitir o documento, mas cabe aos motoristas de uma forma geral respeitar as vagas existentes para estacionamento exclusivo”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.


Nos dois casos, o serviço não tem custo e a credencial estará disponível para retirada depois de 10 dias úteis da data de solicitação. 


Para os idosos, é necessário ter mais de 60 anos completos. Já para pessoas com deficiência física, é necessário apresentar laudo médico atualizado, constando a deficiência ou dificuldade de locomoção.


O documento tem validade de dois anos e deve ficar visível no veículo para utilização de vagas especiais devidamente sinalizadas com legenda específica em vias públicas e outros estacionamentos.

PROCEDIMENTO – Para emitir a credencial nas cidades que não possuem o trânsito municipalizado, é necessário comparecer à unidade do Detran mais próxima e apresentar carteira de habilitação ou documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência para dar entrada no processo.


Nas 26 cidades que têm convenio com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e assumiram a responsabilidade pelo planejamento, projeto, operação e fiscalização do trânsito, é preciso procurar a prefeitura ou o órgão municipal de trânsito.

SERVIÇO – Confira a lista de cidades em que a credencial é solicitada na prefeitura:


Apucarana, Arapongas, Araucária, Campo Largo, Cascavel, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Londrina, Maringá, Marmeleiro, Matelândia, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.




Nenhum comentário:

Postar um comentário