19 de mai. de 2014

Projeto beneficia estudantes com deficiência em Araxá (MG)

Foto de uma criança do projeto Caminhos da Inclusão
Há cerca de um ano uma associação araxeanse desenvolve um processo de inclusão de estudantes com deficiência e dificuldades de aprendizagem com o projeto "Caminho da inclusão"


Os alunos também recebem atendimentos psicológicos e físicos da Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada). 


" É um trabalho diferenciado que as escolas regulares não oferecem", ressaltou a diretora administrativa, Maria da Conceição Aguiar Santos.


A psicopedagoga Riquelme Cássia disse que o projeto possibilita alfabetização. Com cada aluno o processo ocorre de maneira especial, leva em conta as especificidades individuais. 


"Nós temos um exemplo de uma aluna de cinco anos que é cega e graças a esse trabalho ela está sendo alfabetizada", comentou.


Alguns estudantes que apresentam dificuldades motoras também têm oportunidade de ter uma vida mais independente. 


“O trabalho é direcionado para o problema, a criança precisa deste estímulo para auxiliar no desempenho ocupacional", disse a terapeuta Natália de Oliveira Goulart.


Com o atendimento, a dona de casa Marli Oliveira Borges disse que já conseguiu perceber a evolução da filha. "Eu tinha que cobrar o banho, as tarefas da escola, e hoje ela mostra mais autonomia para fazer as atividades", contou.


No ano passado, a instituição realizou um censo que identificou a dificuldade de aprendizagem e evasão da escola de pessoas com algum tipo de deficiência. 


O projeto "Caminho da inclusão" atende atualmente 160 crianças e adolescentes e a meta é chegar a 300 atendimentos até o fim deste mês, segundo a associação. 


"O projeto visa reabilitar essas crianças e adolescentes. Estamos trabalhando para que elas tenham condições de buscar uma escola regular", disse a diretora administrativa.


Os interessados em conhecer mais sobre o projeto devem procurar a Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada), que fica na Rua Jaime Jacob de Ávila, nº 645, no Bairro Silvéria.


Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário