23 de out. de 2014

Museus do interior da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo investem em acessibilidade comunicacional

Foto do aplicativo Hand Talk
 

Os museus Casa de Portinari, em Brodowski, Índia Vanuíre, em Tupã, e Felícia Leirner e o Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, têm uma novidade exclusiva na área de museus para pessoas com deficiência auditiva em suas páginas institucionais. 


Agora, as três instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administradas em parceria com a Associação de Amigos do Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), disponibilizaram uma ferramenta que traduz simultaneamente o conteúdo dos textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


O plugin Hand Talk  pode ser baixado facilmente por qualquer usuário, sem custo ou necessidade de cadastro. 


Quando ativado, um simpático intérprete virtual 3D - o Hugo - acompanha o visitante que busca informações e conhecimento sobre as histórias dos equipamentos, seus projetos e ações, clicando no texto desejado.


A implantação da ferramenta cumpre o papel social de tornar a comunicação acessível, permitindo que um maior número de pessoas tenha contato com o que é oferecido pelas  instituições. 


De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui quase 10 milhões de pessoas com algum tipo de problema auditivo, entre elas, aproximadamente 70% não compreendem corretamente o português e dependem exclusivamente da Libras para se comunicar.


O Hand Talk já está presente em cerca de 700 sites em apenas 3 meses de lançamento. 


Entre os prêmios recebidos até o momento estão o de o projeto mais inovador do país, no Salão de Inovação da Rio Info, em 2012, o de a empresa mais inovadora da América Latina, QPrize (Qualcomm Ventures) e o de melhor Aplicativo Social do Mundo, em Abu Dhabi, no WSA-mobil e 2013, evento organizado pela ONU, concorrendo com mais de 15 mil aplicativos, de mais de 100 países.


Fonte: Vida Mais Livre 



Nenhum comentário:

Postar um comentário