28 de out. de 2014

Escolas de Pernambuco farão busca ativa de pessoas com deficiência para cursos

Foto de uma sala de aula


Agentes da rede básica de ensino de Pernambuco farão busca ativa de pessoas com deficiência aptas a ingressar em cursos de qualificação profissional oferecidos pelo governo federal na região. 


A ação é uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR) e da Secretaria Estadual de Educação (SEE).


Com a iniciativa, unidades de ensino de 185 municípios pernambucanos foram convidadas pela Gerência de Políticas de Educação Especial (GEDE-SEE) para realizar matrículas de pessoas com deficiência em cursos realizados por unidades do Sistema S (Senac, Sesc, Senai e Senat) e por institutos federais na região. 


Quem ingressa nos cursos recebe apoio para transporte e alimentação e não perde os benefícios governamentais que recebe.


A ação foi articulada pelo consultor da SDH-PR na região, Roberto Paulo do Vale Tiné, em parceria com a GEDE. A expectativa é que a ação possibilite a entrada de 2,3 mil alunos com deficiência atualmente matriculados na rede estadual de ensino em cursos profissionalizantes.


“O processo de inclusão das pessoas com deficiência em cursos tecnológicos ainda é lento no Estado. A desinformação e a resistência dos familiares em permitir que essas pessoas saiam de casa são desafios que ainda precisamos superar. Essas estratégias buscam mudar essa visão”, explica Tiné.


Oportunidade - A ação é parte do Plano Nacional de Qualificação das Pessoas com Deficiência, que prioriza a entrada de pessoas com esse perfil em cursos técnicos e tecnológicos gratuito.


As instituições que integram o plano são o Senac (Serviço Nacional do Comércio), o Senai (Serviço Nacional da Indústria), o Sesi (Serviço Social da Indústria), o Senat (Serviço Social do Transporte) e institutos federais integram a iniciativa nacional.





Nenhum comentário:

Postar um comentário