19 de abr. de 2016

Pernambuco promove 3ª edição do Festival Verouvindo





O Festival Verouvindo chega à edição e acontece de 20 a 24 de abril, com entrada gratuita, nos cinemas do Museu de Recife e São Luiz, em Pernambuco. 


Dentre as seleção de filmes, estão “Baile Perfumado”, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, “Tatuagem”, de Hilton Lacerda e “Boa Noite, solidão”, de Geneton Moraes Neto, todos com recursos de acessibilidade.


Incentivado pelo Funcultura e realizado pela Com Acessibilidade Comunicacional, a mostra destaca-se por promover o serviço de audiodescrição e da Libras no audiovisual e pela formação do público com deficiência visual ou auditiva.


Tal recurso no cinema é voltado para pessoas cegas e de baixa visão que descreve o ambiente, os personagens, o figurino e os demais elementos imagéticos e sonoros contidos em uma cena.


Já a tradução em Libras reproduz e interpreta os diálogos, narrativas e sons na língua de sinais.


O VerOuvindo, idealizado e produzido pela audiodescritora Liliana Tavares, não só leva para as grandes telas curtas e longas-metragens compreensíveis para todos os públicos, como possui uma Mostra Competitiva e premia em dinheiro audiodescritores. Além disso, visa ampliar o debate em torno da acessibilidade no audiovisual.


“Promovemos também atividades formativas como mesa redonda, estudo de roteiro e debate com os diretores, profissionais da acessibilidade e o público”, pontua Liliana.


Sessão Memória



Criada este ano, a Sessão Memória exibirá filmes importantes da história de Pernambuco com audiodescrição e Libras. No dia 23 de abril, o longa-metragem 


Baile Perfumado”, lançado há 20 anos, estará nas telas do Verouvindo disponível para todos. 


A sessão será às 17h, no cinema São Luiz e na sequência, ocorre show de música com  a cantora e compositora Luiza Caspary.


Formação                        



Uma das ações do Verouvindo é fomentar a discussão sobre a inserção da acessibilidade comunicacional no audiovisual. 


Deste modo, na abertura do evento, sempre há uma mesa-redonda para debater as técnicas de inclusão cultural.


A difusão da audiodescrição” será o tema abordado este ano pelas produtoras, Lara Pozzobon e Rachel Ellis e mediada pela audiodescritora Liliana Tavares. 


A mesa acontecerá no dia 20 de abril, às 17h, na Fundaj na sala Caloutre Gulbenkiean, Av. 17 de Agosto, 2187.


Nesta edição, haverá ainda, um estudo de roteiro de audiodescrição, com audiodescritora e locutora gaúcha Márcia Caspary. 


A aula acontecerá no dia 24 de abril, às 15h, no cinema São Luiz e será aberta a todos.


Para conferir a programação completa e mais detalhes, acesse o site do Festival.


Nenhum comentário:

Postar um comentário