27 de jun. de 2016

Jovem de 25 anos passou mais de um ano sem coração




Stan com seu SynCardia (Foto: Reprodução/Universidade de Michigan)



Por mais de um ano, o jovem Stan Larkin, de 25 anos, viveu sem coração. Isto só foi possível graças ao SynCardia, uma espécie de coração artificial, que bombeava sangue para seu corpo e o mantinha vivo.


Há alguns anos, Stan e seu irmão mais velho, Dominique, foram diagnosticados com cardiomiopatia, uma condição genética que pode fazer com que o coração pare de bater sem dar nenhum aviso. 


Após passar anos na lista de espera para receber um transplante, os irmãos receberam seus SynCardias


"Os dois estavam muito doentes quando nos conhecemos.Nós queríamos que os dois conseguissem transplantes, mas não tínhamos tempo o suficiente sem arriscar que algo acontecesse com eles antes dos procedimentos", disse o médico Jonathan Haft, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, em coletiva.

Por conta disso, Stan e Dominique colocaram os corações artificiais. O irmão mais velho só precisou usar o aparelho por algumas semanas antes de passar pelo transplante. Já Stan não teve a mesma sorte: ele continuou na lista de espera e só conseguiu um doador mais de um ano depois de colocar o SynCardia.


Na época, contou Haft, ainda não se sabia ao certo se o aparelho funcionaria como deveria por tanto tempo: o SynCardia possui seis quilos e fica em uma mochila que, por sua vez, é conectada ao sistema vascular do paciente, de forma que sangue oxigenado seja bombeado para o corpo de forma permanente. 


Para a surpresa de todos, não só o aparelho funcionou como Stan conseguiu ter uma vida relativamente normal com ele, dando continuidade a suas atividades diárias, chegando até mesmo a jogar basquete sem grandes problemas. 


Em maio de 2016, Stan finalmente conseguiu um doador e passou pelo procedimento. Mesmo tendo passado pela cirurgia há apenas um mês, o jovem afirma que está completamente recuperado e espera arrecadar fundos para que os milhões de pessoas que sofrem de doenças cardíacas possam sobreviver como ele.






Nenhum comentário:

Postar um comentário