12 de mar. de 2013

Daniel Dias ganha o troféu Laureus 2013




Daniel Dias, nadador, segura medalha olímpica

O  nadador Daniel Dias, 24, foi eleito o Melhor Atleta com Deficiência no ano de 2012 pelo prêmio Laureus – considerado o Oscar do esporte mundial – na noite desta segunda-feira, 11/02. Ele disputou o prêmio com grandes nomes do paradesporto que se destacaram durante os Jogos Paralímpicos de Londres-2012. Entre os quais, figurava o velocista brasileiro Alan Fonteles.

Pela primeira vez no Brasil, o Laureus 2013 teve como palco o Rio de Janeiro, cidade sede da abertura da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Repleta de estrelas do esporte mundial, a premiação aconteceu no Teatro Municipal.

“Estou muito feliz. Tenho que agradecer primeiramente a Deus, meus pais, minha esposa, meus patrocinadores. É difícil falar o que esse prêmio significa. Ainda tenho muito a dar ao esporte. Consegui as seis medalhas de ouro com recorde mundial e todas graças a muito treino, dedicação, determinação nos meus objetivos. Eu queria fazer história em 2012 e graças a essas seis medalhas eu entrei para a história do esporte paralímpico brasileiro e mundial”, disse Daniel, emocionado.

O nadador possui agora dois Laureus. O primeiro foi conquistado em 2009, pelas nove medalhas conquistadas em sua estreia nos Jogos Paralímpicos, em Pequim-2008. Concorreram, também, o italiano ex-piloto de Fórmula 1 e duas vezes medalhista de ouro no ciclismo paralímpico em Londres-2012, Alex Zanardi; o britânico David Weir, que conquistou quatro ouros no atletismo; a velocista Johanna Benson, que ganhou a primeira medalha de ouro da Namíbia; e o jogador de basquete Patrick Anderson, que deixou a aposentadoria ser campeão paralímpico com o Canadá.

A primeira edição do Prêmio Laureus foi realizada no ano de 2000 e, desde então, o Brasil já foi contemplado em seis oportunidades. São elas: Pelé (Feitos obtidos na carreira – 2000), Bob Burnquist (Atleta de Ação do ano- 2002), Seleção Brasileira de Futebol (Equipe do ano – 2003), Ronaldo Nazário (Retorno – 2003), Daniel Dias (Paratleta do Ano – 2009) e Raí 2012 (Esporte pelo Bem – 2012).

Fonte: CPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário