6 de mar. de 2013

Secretaria faz levantamento sobre condições de acessibilidade em prédios públicos (PR)

Símbolo da acessibilidade A Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba (PR)  iniciou, nesta sexta-feira (01/02), um estudo sobre a acessibilidade nos prédios públicos da prefeitura e nos equipamentos urbanos. 

O objetivo é garantir o cumprimento das normas de acessibilidade e facilitar a vida das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. "Vamos começar arrumando a nossa casa", disse Mirella Prosdocimo, secretária da pasta.

O levantamento começou pelo prédio central da Prefeitura de Curitiba, na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. 

"Estamos readequando o prédio. Construímos uma rota de fuga (nova porta) na saída do estacionamento e substituímos o piso que era escorregadio por outro mais bonito visualmente e com pista tátil. Agora, vamos escovar o piso, que foi feito em petit pavê em homenagem à história de Curitiba e alisar, para torná-lo antiderrapante", explicou Cláudia Stachera, arquiteta de Secretaria de Governo Municipal.

A coordenadora de acessibilidade da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Francielle Lucena, acompanhada pelo técnico Ricardo Turini, fotografaram banheiros, rampas de acesso, salas e auditórios. "Nossa meta é fazer um estudo de todas as secretarias, Ruas da Cidadania e equipamentos no prazo máximo de um ano. 

Queremos corrigir falhas, proceder reformas e implantar adequações, em parceria com as secretarias municipais, para garantir a promoção dos direitos das pessoas com deficiência”, disse Francielle.

Fonte: Bem Paraná

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