21 de mar. de 2013

Jovem com Síndrome de Down expõe pinturas em Bauru (SP)

Mão passando pincel com tinta verde em um pedaço de papel em branco
Quando recebeu do médico a notícia de que Marina - a bebê que esperava - nasceria com Síndrome de Down, a funcionária pública aposentada Fujika Kassai Fernandes Silva se sentiu desamparada. “A hora que você recebe a notícia o mundo desaba”, conta.

Há 12 anos, Fujika fundou a Sociedade Amigo Down, associação que reune pais de pessoas que têm a síndrome. 

Ela conta que muitos pais ouvem dos médicos que a criança terá dificuldade em realizar diversas tarefas cotidianas.

Marina veio para provar que isso nem sempre é verdade. Hoje com 28 anos, já frequentou a escola e cursou o Ensino Médio em uma turma regular. 

Atualmente, ela faz aulas de dança e pintura. Alguns de seus quadros ficarão expostos durante essa semana na Câmara dos Vereadores de Bauru.

O principal objetivo da associação é dar apoio aos casais que acabaram de receber a notícia de que terão um filho com a Síndrome de Down. “Prestamos apoio por meio de informação e orientação”, diz.

O grupo começou com sete casais, e hoje já atendeu cerca de 40. Para entrar em contato com a sociedade, o telefone é (14) 3234-6909.

Disciplina

Quando Marina estava fazendo dieta para perder peso, sentia falta das coisas que gosta de comer, como hambúrguer e brigadeiro.

Ela expressava sua vontade de comer nas telas, onde a tinta se transformava em doces e outras guloseimas. Sensível, ela expressa seus sentimentos na tela. 

Na exposição aberta ao público na Câmara, a natureza é tema principal, mas a garota já trabalhou temas diversos. “Ela é muito disciplinada. A sensibilidade dela e muito forte, e fica visível nas obras”, conta a artista plástica Mara Mazeto, que dá aulas a Marina há 10 anos.

A jovem conta que gosta muito de pintar peixes. Um dos quadros da artista retrata pescadores sobre o mar.

Como celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down, a exposição segue no prédio da Câmara até a próxima sexta-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário