26 de mar. de 2013

Integrantes do Rio 2016 avaliam acessibilidade para cadeirantes no Aeroporto Internacional (RJ)

Pessoas sentadas em cadeira de rodas no aeroporto Galeão
Seis profissionais do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ e da  Autoridade Pública Olímpica (APO), percorreram, de cadeiras de rodas, o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, na semana passada (dia 19/03). 

A visita técnica contou com apoio da Infraero e teve a intenção de verificar oportunidades de melhoria de mobilidade e acessibilidade às instalações do Galeão, que receberão em 2016 um grande número de pessoas com deficiência em reduzido espaço de tempo.

Profissionais das áreas de acessibilidade, transportes e chegadas e partidas do Comitê Rio 2016™ participaram da visita. O especialista em Chegadas e Partidas do Departamento de Operações, José Maggessi, coordenou a visita e fez questão de percorrer o aeroporto inteiro de cadeira de rodas.

“Observamos o aeroporto por outra ótica, outra perspectiva. Correu tudo dentro do previsto”, disse. “É importante enaltecer a atitude da Infraero, que nos deu total apoio para realizar essa visita, afinal de contas estamos todos no mesmo time”, disse.

Maggessi esteve em Londres durante os Jogos Paralímpicos e lembrou que a demanda do aeroporto durante as chegadas e partidas de delegações é muito maior do que em um dia qualquer.

“Observei desembarques de várias delegações como o da Rússia, por exemplo, que tinha 236 representantes paralímpicos, sendo 24 cadeirantes e da Malásia, com 16 cadeirantes no mesmo dia. 

Todo o processo de desembarque das delegações levou menos de 2 horas nos dois casos. Esta qualidade que iremos buscar e para tal devemos nos conscientizar dos desafios que temos pela frente”, disse.

A visita do Comitê Organizador Rio 2016™ começou pelo Terminal 1, o mais antigo e que precisa de mais investimentos para receber a enorme demanda dos Jogos.

“Fizemos o caminho normal de um viajante. Partimos da calçada, passamos pela área de check-in, subimos ao terceiro andar na praça de alimentação, voltamos para embarcar em uma ponte de embarque, visitamos alguns banheiros e testamos o uso de telefones, totens de atendimento de check-in, bebedouros, bancos 24 horas... Em seguida, fizemos a rota normal de desembarque. Depois fizemos o mesmo processo no Terminal 2”, explicou Maggessi
A visita técnica do Comitê Organizador Rio 2016™ ao Aeroporto Internacional Tom Jobim foi acompanhada por profissionais da Infraero, como o gerente de Operações, Paulo Roberto da Silva, o coordenador de Terminais, Jorge Luiz Ribeiro, e a gerente de Marketing e Comunicação Social, Silvia Vilanova.

“A visita foi importante para que o Comitê Rio2016™ e a Autoridade Pública Olímpica pudessem conhecer a infraestrutura disponível no aeroporto. O Galeão tem como exemplo de sucesso na área de acessibilidade a operação realizada durante os Jogos Parapanamericanos, promovidos em 2007 no Rio”, lembrou Paulo Roberto da Silva.

Fonte: Rio 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário