14 de mar. de 2013

Irregularidades em calçadas de Maceió tornam caminhada um desafio

Símbolo de acessibilidade na calçada rebaixada

Andar pelas calçadas de Maceió (AL) é um verdadeiro desafio. Se for um idoso, cadeirante ou uma mãe com um carrinho de bebê, a situação fica ainda pior. 

Os obstáculos são muitos. Desde buracos até canteiros de plantas que deveriam "enfeitar" a calçada, mas acabam se tornando um empecilho para o pedestre.

A funcionária pública Viviane Gonçalves não quis mais saber de dirigir e resolveu andar a pé depois que se aposentou. 

Ela não aguentava mais o trânsito, mas diz que caminhar pelas calçadas de Maceió é muito difícil.

"O único lugar que dá para andar tranquilamente na cidade é na orla da Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara, no resto é quase impossível. As ruas são todas irregulares, vira e mexe eu tenho que desviar de um buraco ou até mesmo de bueiros destampados", conta.

Essas são as mesmas reclamações da empresária Geonise Silva. "Além dos buracos e do desnível das calçadas, tem os carros que usam o passeio como estacionamento. A gente acaba indo para o meio da rua para desviar dos veículos", diz.

A garçonete Denise Lima diz que já tropeçou várias vezes nas calçadas cheias de buracos da cidade e tem que tomar muito cuidado para não se machucar. "Tem umas que são muito mais altas que as outras e na hora que você vai atravessar a rua é fácil cair", complementa.

Ao contrário do que muita gente imagina, a responsabilidade de cuidar e preservar a calçada é de cada proprietário, seja de ponto comercial, casa ou edifício.

A Prefeitura tem o dever de fiscalizar, mas o secretário-adjunto da Superintêndencia Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Alfredo Gazzaneo, diz que o número de funcionários é insuficiente para fiscalizar toda a cidade. 

Ele diz que são 30 servidores para fiscalizar várias áreas, inclusive as condições das calçadas.

Mas a população pode fazer a sua parte e, além de cuidar da sua calçada, denunciar aquele que não cuida. Basta ligar para o Disque Denúncia da SMCCU através do número (82) 3315-4747.

Quem não cuidar da calçada pode ser notificado pela Prefeitura. E, se não fizer os reparos no prazo estipulado, o "dono" do passeio pode ser multado. O valor da multa varia de acordo com cada irregularidade.
 
Para Gazzaneo, a responsabilidade de construir e manter os passeios deveria ser do município.

"Se nós fizéssemos o trabalho e a manutenção, poderíamos padronizar todo o passeio, tornando-o acessível a todas as pessoas. Cobraríamos o valor do proprietário em uma taxa extra ou no próprio IPTU", diz.
 
Mas o secretário-adjunto admite que, para isso acontecer, levaria tempo e precisaria de um projeto de lei.

Fonte: G1 / AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário