26 de jun. de 2014

Software auxilia na capacitação de pessoas com deficiência visual em Três Rios, RJ

Foto do símbolo da deficiência visual


Um programa de computador está auxiliando na qualificação profissional de pessoas com deficiência visual em Três Rios, RJ. As aulas começaram este mês, são individuais e em um sistema operacional específico. 


Além disso, são abordadas informática básica e avançada. O software, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, utiliza o som para facilitar a interação entre computador e alunos.


Cláudio Silva não deixou a oportunidade passar. Ele se matriculou no curso, que é oferecido pela secretaria do Idoso e da Pessoa com Deficiência. "[Quero] me tornar um craque em informática", disse.


Uma lei federal determina que as empresas são obrigadas a contratar funcionários com deficiência. 


Segundo a legislação, eles devem representar de 2 a 5% do quadro de empregados. Em um hospital do município, sobram vagas. Em muitos casos é preciso formar o funcionário.


"Tem sempre ações de capacitação, treinamentos. A gente está organizando um curso de libras para que eles possam se comunicar melhor, tanto com os clientes internos, quanto com os clientes externos", disse a coordenadora de Recursos Humanos, Tatiana Rezende.


Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário