A XI Reatech | Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (2012), uma das feiras mais importantes do setor de inclusão social e a 2ª maior do segmento no mundo, apresentou novidades e lançamentos em áreas destinadas às pessoas com deficiência.
Confira algumas destas exclusividades
:
Andaluz Acessibilidade: Como referência no setor de sinalização tátil e podotátil, a Andaluz Acessibilidade i exibiu um inovador conceito de fixação de elementos e placas táteis com a linha Tátil Fácil e, em parceria com a empresa Bayer, criou uma nova concepção do programa Eco Building (prédio sustentável). A linha Tátil Fácil contempla produtos em seis diferentes tonalidades e confeccionados em material semi-rígido, que proporciona ganhos estéticos em ambientes internos, além de permitir boa aderência na maioria das superfícies lisas, fácil instalação e manutenção. A composição do material permite durabilidade, além de suas características antiderrapantes e de impermeabilidade.
Bengala Branca: A fabricante levou à Reatech 2012 dois produtos exclusivos: o Eye-C e o UbiDuo. O Eye-C é ideal para pessoas com baixa visão. Ele pode ser guardado facilmente em uma bolsa e possui moderna qualidade de imagem. Totalmente a cores, é perfeito para ler correspondências, cheques, receitas e cardápios de restaurantes. O UbiDuo é um aparelho que ajuda pessoas surdas, com baixa audição e com audição normal, a superar comunifobias e a se comunicarem face-a-face.
Civiam Brasil : A distribuidora mostrou novidades e produtos tradicionais em acessibilidade durante o evento. Haverá o lançamento brasileiro do C12-Tobii, computador portátil controlado pelo movimento ocular, para comunicação alternativa e ampliada. No estande, estavam também as tradicionais impressoras Index Braille, com qualidade superior de relevo e as bolas sonoras da dinamarquesa HandiLife: de goalball, futebol, basquete e outras modalidades esportivas. Além destes produtos, a Civiam mostrou na Reatech 2012, máquinas de escrever em Braille da marca Perkins, com modelos disponíveis para teste.
Fundação Dorina Nowill para Cegos: Este ano, a instituição lançou, na Reatech 2012, a campanha "Veja a vida com outros olhos", com atividades sensoriais que estimulam os cinco sentidos. Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer cursos de informática e de avaliação olfativa (que capacita jovens cegos e com baixa visão para atuar na indústria de perfumaria). Outro destaque foi a apresentação de uma coleção de dez livros infantis acessíveis, todos impressos em braille com letras ampliadas. Os títulos possuem imagens divertidas em relevo, para possibilitar que crianças cegas e com baixa visão leiam o livro em companhia da família e dos colegas de aula, proporcionando uma leitura interessante e prazerosa, com recursos de acessibilidade importantes para a compreensão de pessoas com e sem deficiência visual.
Grupo Microsom: Aliando conforto e sofisticação, o novo modelo Moxi 3G, do Grupo Microsom, é indicado para pessoas com perdas auditivas de grau leve a severo e, possibilita benefícios como a tecnologia wireless, que permite ao usuário escutar músicas de um tocador de mp3 ou até mesmo falar ao celular sem precisar estar com o telefone móvel próximo da orelha. A empresa também apresentará o SpeechEasy, único aparelho no mundo para tratamento da gagueira.
Laramara (Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual): A instituição exibiu, na Reatech 2012, lançamentos de tecnologia assistiva desenvolvidas no Laratec (Centro de Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência Visual), além de produtos pedagógicos do Centro de Ludicidade Brincanto, que contribuem para o aprendizado infantil: são elas o Brailito, que incentiva o reconhecimento de forma, tamanho, peso, consistência e material, o Dentro d’Água, que ajuda no reconhecimento do tamanho das figuras, quando contornadas com os dedos e, o Frutíferas, produto que incentiva o manuseio de figuras de árvores identificando a diferença de tamanho entre elas, comparando também o tamanho das frutas de cada uma delas.
Mais Movimento: Com a linha Caminhar, a Mais Movimento, empresa do grupo Dantak, tem como objetivo motivar as crianças e desenvolver um padrão mais natural para o caminhar. Os equipamentos são de fácil acesso para os pequenos e práticos para guardar e transportar.
Page Personnel : A unidade de negócios da companhia, de recrutamento especializado de pessoas com deficiência, ofereceu aconselhamento profissional aos visitantes e dará dicas para a construção de uma carreira de sucesso. Oportunidades profissionais, de programas e vagas pontuais, também estarão à disposição do público.
Personal Access: Com fabricação em aço inoxidável e acionamento hidráulico, o elevador de piscinas pode ser instalado em locais públicos ou privados. Simplicidade e segurança são as principais características do produto. Não há necessidade de ajuda de um assistente, pois suas barras de apoio proporcionam autonomia ao usuário. O assento giratório é automático e também pode ser regulado de acordo com o biotipo de cada pessoa. Agora, o carro escalador permite que pessoas com cadeira de rodas superem barreiras arquitetônicas. Seguro, graças a seu controle eletrônico de tração: Tratogetronic, o equipamento garante velocidade constante em cada situação de uso, com suavidade em cada transporte e facilidade de condução.
As plataformas horizontais, por sua vez, possuem um sistema de trilhos retos. A plataforma não necessita de nenhuma alteração na estrutura existente. Por conta de um sistema de alimentação de última geração, o aparelho maximiza suas paradas carregando as baterias, o que garante conforto com o mínimo ruído. Já a Superglide 120, é uma cadeira elevador confortável e simples de usar. Ela é alimentada continuamente por uma bateria de carga, dispensando a manutenção e assegurando ao usuário que sua cadeira funcionará mesmo no caso de um corte no fornecimento da energia elétrica em sua residência.
Physicus: Destaque em aparelhos e acessórios esportivos na América Latina, a Physicus lançou uma linha de aparelhos para cadeirantes. Os aparelhos funcionam sobre uma plataforma na qual o usuário se instala com a cadeira de rodas, que é travada com um sistema próprio da estação para melhor execução dos exercícios. No movimento, a plataforma onde está apoiada a cadeira irá elevar-se com o cadeirante; durante o exercício é utilizado o peso do próprio corpo do usuário. Todas as máquinas possuem adesivos explicativos do modo de utilização, bem como com as devidas advertências, abrangendo também os deficientes visuais, com indicativos na linguagem braille.
Phonak: A Phonak, empresa especializada em inovação na área da audição, desenvolveu soluções para melhorar a qualidade de vida dos usuários de aparelho auditivo. Na Reatech 2012, a companhia apresentou produtos exclusivos como o Sistema de FM, que é um transmissor e um receptor. O interlocutor utiliza um microfone sem fio, que também pode ficar sobre uma mesa ou no meio de um grupo de pessoas. Por meio de ondas de rádio, o microfone transmite o sinal de fala captado para um minúsculo receptor de FM, o MLXi receptor universal, por sua vez, é um receptor FM compatível com praticamente todos os aparelhos retroauriculares e implantes cocleares disponíveis no mercado.
Também foram exibidos os aparelhos intra-aurais: modelos de aparelhos auditivos que permitem uma adaptação fácil, confortável e personalizada, o Naída, que é uma opção inovadora no segmento de aparelhos potentes e resistentes a água, que oferece por meio do SoundRecover níveis excepcionais de audibilidade e clareza e design atraente e está disponível também para crianças. E, finalmente, o audéo mini, que é um aparelho auditivo pequeno, ideal para pessoas que se preocupam com tamanho e estética.
Therapies 4Kids: A clínica de reabilitação Therapies 4Kids trouxe para a Reatech 2012 deste ano um conceito de retificação postural: órtese pediasuit. Trata-se de um macacão que proporciona um alinhamento biomecânico que se adequa ao tratamento de crianças com deficiência motora em consequência de causas neurológicas como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, autismo, traumatismo craniano encefálico, síndrome de down, síndromes genéticas e má formação congênita. A vestimenta ortopédica é macia e dinâmica, consiste em chapéu, colete, calção, joelheiras e calçados adaptados, que são interligados por tracionadores elásticos e emborrachados.
SCA: Destaque da área de produtos para incontinência urinária, a SCA apresentará as três linhas de protetores e fraldas específicos que foram lançados recentemente no mercado brasileiro. A Tena Lady, por exemplo, é uma linha feminina de absorventes específicos, a Tena Slip é uma linha de protetores no formato fralda para quem tem pouca ou nenhuma mobilidade e a Tena Pants é uma série de protetores no formato roupa íntima, ideal para quem tem incontinência de moderada a severa, mas possui mobilidade normal ou cadeirantes com certa mobilidade.
Transformers Serviços Automotivos: Para a área de implementação e revestimentos de interiores de veículos e utilitários, a Transformers apresentará diferentes formas e modalidades do serviço: escolar, alternativo, acessível e executivo. A empresa atende marcas como Fiat, Peugeot, Renault, Mercedes-Benz e Ford.
Fonte: http://www.ecofinancas.com/noticias/reatech-2012-exibe-tecnologias-inovadoras-para-pessoas-deficiencia
Nenhum comentário:
Postar um comentário