A Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu a comercialização
de 73 planos de saúde de 15 operadoras.
A medida, que passa a valer a
partir da próxima quinta-feira (20), é resultado do 14º ciclo do
Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento.
O ciclo é um
procedimento que avalia as reclamações de consumidores relativas ao não
cumprimento dos prazos máximos de atendimento e demais queixas de
natureza assistencial, como negativas indevidas de cobertura.
Mais de 3
milhões de beneficiários serão diretamente protegidos, uma vez que as
operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam
receber novos consumidores.
Paralelamente à suspensão, 52 planos de saúde que estavam suspensos
poderão voltar a ser comercializados, já que comprovaram melhoria no
atendimento ao cidadão.
“A suspensão da comercialização de planos de saúde é uma das medidas
preventivas aplicadas pela ANS para induzir as operadoras a melhorar a
qualidade do atendimento prestado aos beneficiários de planos de saúde”,
explica o diretor-presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão.
O
acompanhamento junto às operadoras de planos de saúde é permanente e
contínuo e a cada três meses o resultado é divulgado pela ANS.
Desde o início do Programa de Monitoramento, 1.140 planos de 155
operadoras já tiveram as vendas suspensas e outros 976 planos voltaram
ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.
Das 15 operadoras com planos suspensos nesta etapa, 11 constavam na
lista de suspensão do período anterior.
Das quatro que não estavam na
última lista, duas terão a comercialização de planos suspensa pela
primeira vez.
Além de interromper a venda, as operadoras que negaram
indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$
100 mil.
Reclamações
Neste ciclo de monitoramento, que compreende o período de 19/03 a
18/06 de 2015, a ANS recebeu 21.273 reclamações de beneficiários pelos
seus canais de relacionamento.
Todas foram tratadas pela mediação de
conflitos, sendo que 6.509 eram relacionadas a temas não assistenciais
(contratos e reajuste, por exemplo) e 14.276 referentes à cobertura
assistencial. Destas últimas, 11.867 foram consideradas pelo Programa de
Monitoramento.
Foram excluídas as reclamações sobre planos de operadoras em
portabilidade de carências ou em liquidação extrajudicial, que já não
podem mais ser comercializados, uma vez que as empresas estão em
processo de saída ordenada do mercado.
No universo analisado, 87% das
queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de
Intermediação Preliminar (NIP).
A mediação de conflitos agiliza a solução de problemas do
beneficiário de planos de saúde.
Com a notificação, as operadoras são
comunicadas diretamente pelo portal da ANS, em espaço próprio, onde
acompanham as demandas.
O prazo máximo para a adoção das medidas
necessárias à solução da reclamação é de até cinco dias úteis em casos
assistenciais e de até 10 dias úteis para não assistenciais.
A contagem
do prazo começa no primeiro dia útil seguinte à data da notificação. É
importante esclarecer que os prazos da mediação de conflitos não
comprometem o tempo máximo de atendimento que deve ser cumprido pela
operadora.
Resultado do último ciclo
- 15 operadoras com planos suspensos
- 73 planos com comercialização suspensa
- 3.054.217 de consumidores diretamente protegidos
- 52 planos reativados
- 10 operadoras com reativação total de planos (20 produtos)
- 5 operadoras com reativação parcial de planos (32 produtos)
Histórico do Monitoramento da Garantia de Atendimento
Ciclo |
Período |
Reclamações |
Operadoras |
Planos suspensos |
||
1º Ciclo |
19/12/2011 |
a |
18/03/2012 |
2.981 |
0 |
0 |
2º Ciclo |
19/03/2012 |
a |
18/06/2012 |
4.682 |
37 |
268 |
3º Ciclo |
19/06/2012 |
a |
18/09/2012 |
10.144 |
38 |
301 |
4º Ciclo |
19/09/2012 |
a |
18/12/2012 |
13.600 |
29 |
225 |
5º Ciclo |
19/12/2012 |
a |
18/03/2013 |
13.648 |
0 |
0 |
6º Ciclo |
19/03/2013 |
a |
18/06/2013 |
17.417 |
26 |
246 |
7º Ciclo |
19/06/2013 |
a |
18/09/2013 |
15.158 |
41 |
150 |
8º Ciclo |
19/09/2013 |
a |
18/12/2013 |
17.599 |
47 |
111 |
9º Ciclo |
19/12/2013 |
a |
18/03/2014 |
13.079 |
36 |
161 |
10º Ciclo |
19/03/2014 |
a |
18/06/2014 |
13.009 |
28 |
123 |
11º Ciclo |
19/06/2014 |
a |
18/09/2014 |
12.031 |
16 |
65 |
12º Ciclo |
19/09/2014 |
a |
18/12/2014 |
13.921 |
11 |
70 |
13º Ciclo |
19/12/2014 |
a |
18/03/2015 |
10.007 |
22 |
87 |
14º Ciclo |
19/03/2015 |
a |
18/06/2015 |
11.867 |
15 |
73 |
***
Fonte: Portal Brasil
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