2 de ago. de 2015

Celulares acessíveis para pessoas com deficiência visual

 

Você sabe quais celulares são acessíveis para pessoas com deficiência visual? Observamos que muitas pessoas têm dúvidas referente a essa questão, por isso procuramos informações em sites, blogs e discussões em grupos no facebook sobre o tema. Encontramos matérias e opiniões bem legais de serem compartilhadas: 


Site Global Accessibility Reporting Initiative - GARI (http://www.gari.info/findphones-results.cfm

 
Esse site visa ajudar as pessoas a identificar características de acessibilidade em telefones celulares e outros dispositivos capazes de ajudá-los com suas necessidades específicas relacionadas à visão, audição, fala, destreza ou cognição.






 
É possível fazer uma análise crítica de cada modelo de celular. Por exemplo, o modelo da Samsung - SM G850 – tem uma funcionalidade que é o menu de voz, ou seja, o aparelho fala as opções do menu em voz alta, permitindo que você acesse algumas funções mesmo que não possa olhar para a tela. 

 
Além disso, o site possibilita que o usuário faça um comparativo de até três modelos de celulares. Isso ajuda a escolher um celular que mais atenda às suas necessidades.


SAMSUNG



Todos os celulares da Samsung com sistema operacional Android possuem o aplicativo Talk Back que é um serviço de acessibilidade que ajuda o usuário invisual ou com problemas de visão a interagir com o dispositivo. Mais informações você pode obter nesse link: http://www.samsung.com/br/accessibility/


 
Em 2014 o Samsung lançou dois acessórios para ajudar deficientes visuais.

 

- O acessório Optical Scan Stand “suporte de digitalização Ótica” é uma pequena mesa onde você coloca o seu smartphone e ele lê tudo o que está na parte debaixo, todo o texto é digitalizado e o próprio telefone começa a lê o texto em voz alta para o usuário.

 
- O Ultrasonic Cover é uma tampa ultrassônica que ajuda os deficientes visuais a detectar pessoas e outros objetos em sua frente em um raio de alcance de até 2 metros, para avisar o usuário de objetos em seu caminho o aparelho pode vibrar ou soltar um aviso falado que está se aproximando de algo ou alguém.


IMPORTANTE: Em alguns grupos de discussões no facebook sobre esse tema, há bons comentários dos celulares da Samsung. Os modelos citados foram: Samsung Galaxy S4 e S5, Samsung Galaxy Note 3.


IPHONE



O aparelho da Apple permite selecionar blocos de texto (em sites, por exemplo) e faz a leitura para o usuário. A opção está disponível na área Acessibilidade em Ajustes > Geral. 


No item Falar Seleção, ative a função e, se achar necessário, regule Velocidade da Fala. Feito isso, basta ir ao texto que deseja ouvir e tocar e segurar a tela até que apareça uma lupa e marcadores em azul. Toque e arraste esses pontos para definir a área a ser lida e toque na opção Falar.

 

O smartphone também tem um recurso muito interessante para os deficientes visuais, o VoiceOver. Ele também lê e transforma em áudio o que aparece na tela do aparelho. 


O recurso vai além da ferramenta Falar Seleção, pois descreve tudo o que o usuário toca na tela. Assim, mesmo quem não enxerga consegue utilizar o aparelho. 


Para ativar o recurso, na área Ajustes, abra o item Geral e vá até Acessibilidade. Nela, habilite VoiceOver e o recurso. A partir daí, ele lerá tudo o que for tocado na tela.

 

Recentemente, foi lançada a plataforma Be My Eyes (http://www.bemyeyes.org/), um aplicativo gratuito desenvolvido em Copenhague, disponível para iOS (sistema operacional da Apple).

 
Um inovador aplicativo de celular bastante simples que permite que qualquer pessoa possa “emprestar” sua visão por alguns segundos. 

 
Ao entrar no aplicativo, você escolhe se é um voluntário ou um deficiente visual – no segundo caso, o app oferece toda a acessibilidade necessária para se conectar à outra pessoa – e aguarda até que um pedido de ajuda seja enviado. 


As orientações do voluntário são feitas por escrito e o aplicativo consegue lê-las em voz alta para a pessoa com deficiência visual. “O aplicativo foi muito bem recebido pela comunidade de deficientes visuais. 


O app permite obter ajuda em momentos que pode ser inconveniente pedir ajuda a vizinhos ou a um amigo e você não precisa pedir mil desculpas para solicitar ajuda“, explica Wilberg.



FonteDiversidade na Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário