19 de ago. de 2015

Tocantins terá dois mutirões de cirurgias ortopédicas

 



O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) vai promover dois mutirões de cirurgias em Tocantins. 


As cirurgias começarão a ser realizadas desde a ultima segunda-feira (17/08) e serão feitas no Hospital Geral de Palmas.  


Na ação, o instituto leva profissionais especializados para realizar cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em locais com baixa oferta de serviços nessa área. 


Até o dia 21, serão realizadas cirurgias de coluna. Já de 21 a 25 de setembro, estão previstas cirurgias de joelho.


Por meio dessas ações, o Into, com sede no Rio de Janeiro, está conseguindo chegar a todo o País. 


Os profissionais do instituto já realizaram quatro mutirões neste ano, totalizando 111 cirurgias, sendo 60 cirurgias no Acre e outras 51 em Rondônia. 


“Carregamos conosco a estrutura de equipamentos do Into e o conhecimento para cirurgias de alta complexidade. Os estados onde estamos realizando as cirurgias dispõem da estrutura hospitalar necessária para intervenções desse tipo, o que nos permite aproveitá-la e oferecer um atendimento humanizado ao paciente, sem distanciá-lo de sua família até que se recupere por completo e volte para casa”, avalia José Luiz Ramalho, coordenador do Projeto Suporte, do Into, por intermédio do qual as cirurgias são realizadas em outros estados.


A região Norte do País é a que atrai o maior número de mutirões. Essas ações ocorrem em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde, de acordo com a necessidade informada à Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade do Ministério da Saúde. 


As secretarias costumam disponibilizar a estrutura hospitalar, enquanto o Into fornece todo o material para as cirurgias – como insumos, implantes e próteses, além de contar com a própria equipe especializada do Instituto nos mutirões. O tratamento e a recuperação dos pacientes são acompanhados por médicos da região.


A equipe é composta por 16 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, envolvidos diretamente em cada ação, que tem duração de uma semana. 


Em 11 anos de projeto, já foram promovidas ações em 25 estados, principalmente na Região Norte, com a realização de 2.417 cirurgias, além de jornadas científicas e intercâmbios de ortopedia com médicos locais.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário