25 de jul. de 2012

EyeMusic ajuda cegos ao transformar padrões visuais em música

"Dispositivo escaneia imagens de objetos e os reinterpreta em sons e instrumentos diferentes"

Homem simula o uso dos óculos, tocando frutas que estão em um cesto
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Jerusalém, em parceria com acadêmicos do Instituto do Cérebro de Natal, criou um dispositivo que pode ajudar pessoas com deficiência visual a voltar a "ver" usando a música. O óculos não-invasivo desenvolvido pelos cientistas se chama EyeMusic e cria padrões musicais que ajudam o cego a perceber com mais exatidão o ambiente à sua volta.
O EyeMusic escaneia uma imagem da esquerda para a direita e reinterpreta as cores do objeto em notas graves e agudas, representando os tons com instrumentos musicais diferentes. A cor azul, por exemplo, é sinalizada pelo estompido de um trompete, enquanto a vermelha é caracterizada pelo som dos órgãos usados nas músicas de reggae. Quando mais brilhante é objeto, mais alta é a música.
"Demonstramos que o EyeMusic pode ser usado, depois de pequenos períodos de treinamento, para guiar os movimentos de pessoas cegas", explicam os pesquisadores Shelly Levy-Tzedek e Amir Amedi.  Os resultados do estudo foram publicado em uma edição do jornal acadêmico Restorative Neurology and Neuroscience (Neurologia Restaurativa e Neurociência).
Para saber mais, acesse o site oficial da iniciativa (em inglês).

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário