26 de jul. de 2012

Ratinhos cegos voltam a ver depois de injeção nos olhos




De acordo com uma notícia publicada pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, uma equipe internacional de pesquisadores conseguiu fazer com que ratinhos de laboratório cegos apresentassem reação a estímulos luminosos após a aplicação de uma injeção.

A substância utilizada, chamada AAQ (acrilamida-azobenzeno-quaternário de amônio), foi injetada em pequenas quantidades diretamente nos olhinhos dos animais, restaurando sua visão — ainda que parcialmente —, em um efeito que pôde ser observado durante várias horas após a aplicação.

Injeção no olho
A AAQ é capaz restaurar a fotossensibilidade, o que pode ser observado através da dilatação das pupilas em resposta ao estímulo luminoso. A vantagem desta nova técnica, caso algum dia chegue a ser utilizada em humanos, é que se trata de um procedimento bem menos drástico e invasivo do que os tratamentos disponíveis hoje em dia, baseados na utilização de implantes sintéticos ou em tratamentos com células-tronco.

Os cientistas já estão realizando testes com novas versões da AAQ, com efeitos que podem durar por anos em vez de apenas algumas horas, e os pesquisadores esperam desenvolver melhor a técnica para que ela um dia possa ser utilizada para tratar humanos.

Fonte: Universidade de Berkeley

Nenhum comentário:

Postar um comentário