16 de jul. de 2012

LANÇADO SELO DE ACESSIBILIDADE NO SETOR HOTELEIRO

Na tarde de 26 de Junho de 2012, aconteceu no Expo Center Norte durante a  Fispal Hotel - Feira de Negócios para o Setor Hoteleiro, o lançamento do Programa e do Selo de Acessibilidade ABIH-SP e ABNT, respectivamente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O objetivo do selo é oferecer ao mercado hoteleiro e de turismo um programa de informação e orientação visando a eliminação de barreiras arquitetônicas e de comunicação nas edificações destinadas a hospedagem. O programa será contínuo e será voltado às necessidades de funcionários e clientes com deficiência ou restrição de mobilidade.

Estiveram presentes autoridades no assunto de turismo, hotelaria e acessibilidade, entre as quais a Secretária de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência Dra. Linamara Rizzo Battistella representando o Governador Geraldo Alckmin; o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Antonino Grasso, representando o prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab;o presidente da ABIH, Bruno Omori; o Coordenador de Mobilidade e Inclusão da ABIH, Edison Passafaro; e o presidente do Conselho Deliberativo da ABNT Pedro Buzatto Costa, entre outros.

Durante o evento o presidente da ABIH, Bruno Omori, destacou que o selo e o programa consistem em uma integração de ações para que a acessibilidade plena no ramo dos hotéis e do turismo seja alcançada. “Precisamos da união entre Governo, entidades e empresas para que haja uma interlocução e uma ajuda para a difusão de informações quanto à acessibilidade e o fomento de ações”.

A Secretária de Estado, Dra. Linamara, lembrou que, de acordo com dados do IBGE, hoje o número de pessoas com deficiência no Brasil é de 45 milhões. Segundo a Secretária, a acessibilidade é importante não só para essas pessoas, mas também aos idosos, acidentados e outras pessoas com mobilidade reduzida, temporária ou permanente. “É preciso que as regras estejam alinhadas com esse novo público, que envelhece e tem mais tempo para o lazer. Esse público precisa de espaço para o entretenimento, porque não é só de trabalho que vive o cidadão. Portanto, acessibilizar os hotéis tem um grande compromisso com o avanço do processo civilizatório”, destacou.

A Secretária ressaltou, ainda, que “precisamos adaptar os espaços para que todos estejam juntos, pessoas com e sem deficiência, idosos e pessoas com restrição de mobilidade. O mundo precisa se ajustar aos novos paradigmas”.

COMO FUNCIONA
O programa compreende diversas etapas e todas devem ser rigorosamente cumpridas para que o empreendimento receba o selo. Primeiramente, serão realizadas pesquisas junto aos meios de hospedagem, para a geração de um banco de dados que reunirá as informações básicas. Será também produzido e distribuído um guia de adequação física e operacional dos empreendimentos de acordo com as normas da ABNT.
Junto a isto, serão lançados materiais e campanhas para a conscientização tanto de hóspedes quanto de colaboradores, assim como palestras, cursos e treinamentos para associados da ABIH-SP, em parceria com a ABNT.
A última etapa do programa prevê vistorias in loco para avaliar as adaptações realizadas na parte estrutural dos empreendimentos. Os colaboradores também serão avaliados com a finalidade de que eles tenham sido devidamente treinados para receber hóspedes portadores de necessidade especiais.
A vistoria resultará num relatório que decidirá se o hotel atende ou não aos requisitos para receber a chancela.

Fonte: http://www.deficientefisico.com/lancado-selo-de-acessibilidade-setor-hoteleiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário