17 de out. de 2012

Centro Integrado do Autismo inicia atendimento em Manaus (AM)

Criança está com as duas mãos ao lado da cabeça
A partir da próxima segunda-feira, 15, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), vai iniciar o atendimento no Centro Municipal de Atenção Integrada ao Autismo, situado na rua Sapeaçu (antiga rua 18), nº 380, Alvorada II, zona Centro-Oeste. 

Manaus é terceira cidade brasileira a adotar políticas públicas específicas para atender em tempo precoce, os nascidos com essa deficiência e os demais já diagnosticados que necessitam de tratamento, mantendo uma equipe multidisciplinar para atender crianças com idade de 14 meses a 14 anos, informou a secretária Mônica Mendes, titular da Semasdh.

A abertura do centro foi feita na manhã desta quinta-feira, com a presença do secretário municipal de Educação, Mauro Lippi, da subsecretária municipal de Saúde, Denise Machado, e do vereador Homero de Miranda Leão, autor da proposta de criação do centro à Prefeitura de Manaus.

 Criado com base na Lei nº 1.495 de 26 de agosto de 2010, que reconhece o autismo como uma deficiência para implementar os direitos assegurados na Lei Orgânica de Manaus, o Centro Municipal será uma espaço multidisciplinar onde as secretarias de Assistên cia Social (Semasdh), Educação (Semed) e Saúde (Semsa) irão atuar em conjunto, cada qual em sua especialidade, para dar atendimento ao autista, bem como à sua família, informou Mônica, apontando o impacto positivo que esse serviço trará para as inúmeras famílias que tem crianças com autismo.

O trabalho a ser executado é voltado para o desenvolvimento global ao usuário, dando prioridade para a habilitação, reabilitação, potencialização das habilidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. 

Para o secretário de Educação, Mauro Lippi, esse trabalho integrado repercutirá positivamente na melhoria da qualidade de vida dessas crianças e adolescentes.

 Já o vereador Homero de Miranda Leão disse que seu mandato de vereador ficará marcado pela alegria de ver seu projeto se tornando realidade. 

“A ideia do centro nasceu depois de ver dezenas de mães que não sabiam para onde levar os filhos autistas e fico feliz de saber que o município agora tem um espaço par a essas crianças”, assegurou.

Estimativas dão conta de que devam existir cerca de 20 mil autistas em Manaus, número que pode ser bem maior, lembrou Mônica, afirmando que o Centro de Atendimento Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social, Especializado no Tratamento e no Desenvolvimento da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista será um marco para a cidade de Manaus.

O Centro Municipal vai atender crianças entre 14 meses de idade a 14 anos que já tenham diagnóstico médico. 

A intervenção terá procedimentos específicos para dar prioridade para a habilitação, reabilitação, potencialização das habilidades efortalecimento de vínculos familiares e comunitários. 

As crianças terão atendimento com neurologista (neuro infantil e adulto), psiquiatra, fonoaudiologista, odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e enfermagem. E atividades de natação, prática desportiva, informática,arteterapia, brinquedoteca, musicoterapia, hidroterapia e circuito psicomotor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário