3 de out. de 2012

Comissão da OAB visita zonas eleitorais em Uberlândia, MG

Urna eletrônica
Integrantes da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência, nomeada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), visitaram algumas zonas eleitorais de Uberlândia (MG), na tarde desta terça-feira (2/10). O saldo ,quando o assunto é acessibilidade, não foi positivo.

O objetivo da visita foi conhecer as instalações dos locais que vão receber milhares de eleitores no próximo domingo (7/10). Foram verificadas as normas de segurança necessárias para garantir o acesso dos eleitores com deficiência.

Uma escola localizada na região Central foi reprovada. "Nesta escola, lamentavelmente, não há adaptação para acessibilidade das pessoas com deficiência, então nós queremos trabalhar em conjunto, daqui para frente, com a Justiça Eleitoral, com as autoridades, visando implementar esse benefício para a sociedade como um todo", disse o presidente da comissão, Jesus Garcia.

As escolas foram definidas de forma aleatória para receberem os membros da comissão. Nenhuma das escolas escolhidas para realizar a visita técnica têm os requisitos mínimos para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência no domingo de eleições. Uma escola situada na região Central, por exemplo, não tem rampa de acesso e nem piso podotátil.

Adriana Oliveira e Késia Pontes têm deficiência visual e já estão cientes dos desafios que deverão enfrentar para exercerem a cidadania. "A gente teve que entrar na segunda porta porque a primeira tinha degraus. Infelizmente as rampas têm degraus e também não possuem corrimão. Então não é acessível", comentou Késia.

Os buracos e o piso inclinado dificultam ainda mais a locomoção. "Impossível exercer a cidadania que nós temos direito como outra pessoa qualquer e a gente vê isso muito numa eleição, quando nós temos o direito de voto, mas não somos respeitados", complementou Adriana.

Segundo o chefe da zona 278, Stéferson Lopes Faria, no museu existe uma zona adaptada para pessoas com deficiência e para acessá-la não é preciso subir ou descer escadas. Ele admitiu que existe a rampa sem corrimão, mas reafirmou que quem tiver problemas para votar nesta seção pode solicitar a troca do local de votação nas próximas eleições. O que poderá ser feito nos cartórios a partir do dia 15 de novembro.

Fonte
: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário