16 de ago. de 2012

Feira internacional promove a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência

Sala de reabilitação

Com o objetivo de trocar informações e experiências, além de apresentar novos produtos e serviços para as pessoas com deficiência, o evento busca ampliar a discussão e trazer um novo olhar sobre a realidade dos mais de 45 milhões de brasileiros (9 milhões somente na cidade de São Paulo) que têm algum tipo de deficiência e que enfrentam dificuldades de acesso à saúde, ao trabalho, a atividades culturais e sociais.

O evento acontecerá em duas frentes: como feira de negócios e como fórum de discussão de questões técnicas e políticas relacionadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Mais de 100 empresas nacionais e internacionais apresentarão seus novos produtos, equipamentos e serviços para conhecimento dos profissionais que atuam neste setor.

 O público do evento será formado por especialistas em Fisiatria, Fonoaudiologia, Ortopedia, Traumatologia, Neurologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Implantes Cirúrgicos e outros. Também participam dirigentes de hospitais, clínicas, centros de reabilitação, instituições de ensino e pesquisa, indústrias, redes de varejo especializado, órgãos públicos e de governos.

Muito mais do que gerar negócios, a proposta da REABILITAÇÃO é mostrar para a indústria as oportunidades de atuação neste nicho e oferecer troca de experiências para os profissionais como foco na funcionalidade, qualidade, design, resistência e custo dos produtos disponíveis no mercado. Atualmente, pouco mais de 30 empresas em todo o País dedicam-se exclusivamente à produção de equipamentos e produtos para pessoas com deficiência. A oferta é reduzida, os preços pouco acessíveis e as alternativas nacionais nem sempre atendem às necessidades e expectativas dos usuários.

A médica e empresária Dra. Waleska Santos, presidente da REABILITAÇÃO, destaca que “essa indústria precisa de mais força, pois enfrenta uma forte concorrência internacional. Queremos mostrar para quem fabrica que existe espaço, que esse público está carente de produtos e vamos atuar junto com o setor para mudar políticas e paradigmas”.
 
Visibilidade e apoio ao setor

Recentemente, comemorou-se 30 anos de movimentos reivindicatórios por maior acessibilidade e por políticas específicas para o setor. Somado ao trabalho que já é desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e pelas demais organizações envolvidas nesta iniciativa, a REABILITAÇÃO vem para criar um movimento ainda maior em prol do avanço das políticas de atendimento, inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

“As pessoas com deficiência devem ser vistas como um mercado consumidor em expansão. Ao discutir e apresentar tecnologia que traz qualidade de vida e maior funcionalidade, alcançamos a incrível visibilidade que garante que elas saiam definitivamente da invisibilidade e ocupe seu papel fundamental na sociedade”, ressalta a Dra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo – que é também a presidente de honra da REABILITAÇAO Feira e Fórum.

A Dra. Waleska Santos ressalta ainda que o evento vai chamar a atenção para o tamanho e para as características específicas deste mercado, pois a feira atuará na construção de um novo conceito para toda a cadeia produtiva do setor. “O resultado será uma maior oferta de produtos e serviços, mais fornecedores oferecendo qualidade e melhores preços em benefício das pessoas com deficiência”.
 
A Rodada de Negócios em Tecnologia Assistiva

O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) promoverá a primeira rodada de negócios voltada exclusivamente para tecnologia assistiva, dentro do 4º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, durante a Reabilitação Feira + Fórum.

A Rodada de Negócios FORTEC mostrará uma gama de soluções em tecnologia assistiva que já foram desenvolvidas por entidades renomadas, como o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional (SENAI-RS), Universidade de São Paulo (USP), entre outras. 

Fórum profissional especializado

O fórum REABILITAÇÃO, por sua vez, vai reunir especialistas de todo o Brasil em dois congressos de medicina física e reabilitação profissional, um seminário internacional sobre tecnologia em órteses e próteses e um encontro internacional de tecnologia e inovação para pessoas com deficiência.

Quatro importantes eventos de atualização profissional acontecerão conjuntamente com a REABILITAÇÃO Feira e Fórum: XXIII Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação, 4° Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para pessoas com deficiência, 6° Congresso de Reabilitação Profissional e II Seminário Internacional ABOTEC e ISPO-Brasil de Técnologia em Órteses / Próteses Ortopédicas e Reabilitação.

Números do setor*

•         Existem hoje 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo, 45 milhões no Brasil e 9 milhões só no Estado de São Paulo. A esse cenário somam-se 14 milhões de brasileiros com mais de 65 anos, que também apresentam limitações de mobilidade.
 
•         Perfil da população brasileira: 76% sem deficiência; 23,9% com uma deficiência; 13,7% com deficiência leve; 3,5% com deficiência severa ou total; 2,7% com mais de uma deficiência leve; 3,4% com mais de uma deficiência severa.

(*) Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), Banco Mundial e Censo IBGE 2010.

REABILITAÇÃO
 
10ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Reabilitação, Prevenção e Inclusão
Data: 15 a 17 de agosto de 2012
Horário: das 10h às 19h
Local: Palácio das Convenções do Anhembi – São Paulo
Evento exclusivo para profissionais do setor. Não é aberto ao público em geral.
Mais informações: www.reabilitacao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário