16 de mai. de 2014

Feira do Livro de Ribeirão Preto (SP) terá dia dedicado à pessoa com deficiência

Foto do logo da Feira do Livro de Ribeirão Preto


A 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão terá um dia inteiro voltado para a pessoa com deficiência com palestras com tradução em libras, coral de deficientes visuais, sinalização em braile e jogo de basquete em cadeiras de rodas


A Feira acontece de 16 a 25 de maio e vai debater os novos direitos civis.


No dia 21 de maio (quarta-feira), o tema das discussões será “O livro e a leitura diante da condição da pessoa com deficiência no Brasil”. Toda a programação no Teatro Pedro II nesse dia terá tradução em libras. 


Para começar, às 10h30, o casal de atores Ariel Goldenberg e Rita Pokk participa de um Salão de Ideias para falar sobre suas experiências e sobre o longa metragem que estrelaram, “Colegas”.


O filme, que conquistou vários prêmios no Brasil e exterior, é uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com Síndrome de Down apaixonados por cinema. 


Além de estrelar o filme, Ariel ficou famoso ao protagonizar uma campanha na internet para trazer o ator norte-americano Sean Penn ao Brasil para ver a estreia do filme. Penn não veio, mas a campanha levou Ariel aos Estados Unidos para conhecer o ídolo.


Às 11h, o coral da Adevirp (Associação de Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e região) se apresenta na Esplanada, sob a coordenação dos professores Jefferson Bortolucci e Matheus de Mattos Nogueira. Às 14h, haverá Sarau da Adevirp no estande dos autores de Ribeirão Preto e região, na Esplanada, também com tradução em libras.


À tarde, a Mesa de Debates no Pedro II vai receber especialistas no tema inclusão. Participam do debate o escritor, mestre em Administração e idealizador do projeto Mano Down, Leonardo Gontijo; a especialista em educação especial Lucena Dall’Alba, o líder da iniciativa F123 para aumentar o acesso e o emprego para pessoas com deficiência visual, Fernando Botelho; e o jornalista e colunista da Folha Jairo Marques, que é cadeirante e mantém uma coluna e um blog para falar sobre os deficientes.


Na Praça Carlos Gomes, vai se apresentar o time de Basquete Adaptado de Ribeirão Preto. Após o jogo, eles convidarão o público a vivenciar uma partida do jogo com cadeiras de rodas como uma forma de integrar e ilustrar na prática as dificuldades diárias e a forma de lazer dos deficientes físicos. Um skatista deficiente físico também fará apresentações na rampa de skate que será montada na Carlos Gomes.


Às 18h30, a doutora em Educação com habilitação em deficiência mental Márcia Duarte participa da conferência no Pedro II. Para encerrar o dia, a Cia. Ballet de Cegos, de Fernanda Bianchini, se apresenta na Sala Principal do Pedro II. Em 2012, o grupo participou da cerimônia de encerramento das Paraolimpíadas de Londres.


Além disso, a programação do dia 21 estará disponível em braile em dez pontos estratégicos da Feira.
 

Na sede da OAB
 
A 14ª Feira Nacional do Livro também tem programação voltada para a discussão das questões dos deficientes em outros dias do evento. 


Na sede da OAB, na rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215, no bairro Jardim Irajá, haverá palestras diárias sobre vários temas como autismo, acessibilidade, inclusão, síndromes genéticas e outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário