8 de mai. de 2014

Academias para pessoas com deficiência chegam a Lins e Penápolis (SP)

Homem em cadeira de rodas se exercita
Penápolis (SP) recebeu no sábado, 03 de maio, uma Academia Adaptada para pessoas com deficiência, que foi instalada ao lado do Ginásio de Ginástica, no Parque Maria Chica. 


A academia foi implantada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e a prefeitura do município.


A academia possui dez conjuntos de musculação e ginástica de baixo impacto físico e pode ser utilizada por pessoas com e sem deficiência. 


Entre os equipamentos estão a máquina giro de punho, bicicleta de mão, máquina para remada sentado, entre outros. 


De acordo com o Censo IBGE 2010, a região de Penápolis conta com 58.510 pessoas com deficiência, destas, 4.437 tem deficiência física. 


O uso dos equipamentos auxilia nas capacidades físicas, postura, mobilidade e independência nas atividades da vida diária. Além disso, há benefícios diretos na melhora da autoestima, autonomia e qualidade de vida. 


O uso desses equipamentos de musculação adaptados deve ser devidamente orientado e supervisionado por profissionais de educação física.


O projeto de entrega de academias adaptadas para os municípios paulistas tem o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência na prática de atividades esportivas e contribuir para melhora da capacidade física, postura e mobilidade dos praticantes. Há uma previsão de entrega de 200 academias adaptadas em todo o estado de São Paulo.


A cidade de Lins (SP) também recebeu na última semana uma Academia Adaptada para pessoas com deficiência. 


Instalada no Horto Florestal da cidade, a academia foi implantada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e a prefeitura do município.


Os equipamentos adaptados funcionam anexo à academia, ao ar livre, e podem ser utilizados por pessoas com e sem deficiência. Segundo a prefeitura do município, esta é a segunda academia adaptada de Lins, outras seis serão instaladas por meio de parceria com o Governo. A academia de Lins é aberta ao público todos os dias da semana, das 6h às 19h.




Nenhum comentário:

Postar um comentário