7 de mai. de 2014

Ministério inaugura central de Libras em Fortaleza

Foto do alfabeto de Libras
Foi inaugurada na ultima segunda-feira (28/04), em    Fortaleza a Central de Interpretação de Libras (CIL)


Parte da política do governo federal dentro do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, a ação irá criar 44 unidades em todo o País até o final de 2014.


Com a presença da ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), esta será a segunda CIL criada no estado do Ceará. 


A primeira foi inaugurada em Juazeiro do Norte (CE) e já atende uma população surda estimada em 15,5 mil pessoas, além de outras dos municípios próximos, como Crato e Barbalha.


A Central de Interpretação de Libras auxilia pessoas surdas que necessitam de intérpretes para acessar serviços públicos. 


Após o agendamento, o usuário se encaminha até a CIL onde recebe apoio de traslado acompanhado de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para auxiliá-lo no diálogo com atendentes da rede pública.


“As pessoas que não têm a surdez não imaginam o quanto é difícil para as pessoas surdas acessarem serviços públicos elementares como uma consulta de certidão negativa na Receita Federal ou uma consulta de rotina em uma médico da rede pública. 


Essa política da criação das Centrais de Interpretação de Libras traz o exercício de cidadania pleno a estas pessoas”, disse o secretário Antônio José Ferreira.


A CIL de Fortaleza funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. O estado do Ceará soma cerca de 2,3 milhões de pessoas com deficiência.


A solenidade de inauguração contará com a presença do secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da SDH/PR, do secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Karlo Kardozo e demais autoridades.

Central de Interpretação de Libras (CIL)

Local: Casarão da Criança - Rua D. Pedro I, nº 461 - Centro


Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário