22 de mai. de 2014

Prefeitura reinaugura CRPD de Campo Grande (RJ) totalmente reformado

Foto com o símbolo da acessibilidade
 O prefeito Eduardo Paes e a secretária Georgette Vidor reinauguram, nesta terça-feira, o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, totalmente reformado. 


Inaugurada há mais de vinte anos, a obra da unidade era um desejo dos usuários e familiares. Hoje, a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPD) oferece diversos tipos de tratamento para reabilitação de 400 pessoas, além de uma creche inclusiva com 105 crianças. 


Desde 2012, dois CRPDs, em Irajá e Santa Cruz, foram inaugurados, aumentando a capacidade de atendimento em cerca de 48%.


Com investimento de R$ 1,4 milhão, o Centro conta agora com mais de 40 ambientes para atendimento, entre salas de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social, pedagogia, e os modernos espaços para fisioterapia e tecnologia assistiva, que utiliza equipamentos alternativos de comunicação com o objetivo de dar maior autonomia aos deficientes. 


Outro foco importante para a reabilitação do usuário é o atendimento com esporte e cultura. 


Há atividades de musicoterapia, teatro, dança, oficina de artesanato e aulas de diferentes modalidades esportivas, como futebol, basquete em cadeira de rodas, vôlei, bocha, judô e natação.


Alguns espaços foram criados com as obras, como circuito para ginástica olímpica, centro de convivência, área de leitura, quadra poliesportiva e sala de eletroestimulação. 


Com área total de 2.303 m², o local está equipado ainda com vestiários, laboratório de informática, administração, auditório, refeitório, consultório médico e de enfermagem, anfiteatro e um Apartamento Modelo, que auxilia pessoas que se tornaram deficientes em tarefas do dia a dia, como cozinhar, vestir-se, cuidar da higiene e arrumação do local.


Além dos CRPDs de Campo Grande, Irajá e Santa Cruz, existem outros três, em Vila Isabel, São Conrado e Centro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário