8 de mai. de 2014

Vale do Anhangabaú terá Mutirão de Saúde e de Inclusão da pessoa com deficiência



Nesta quinta-feira, dia 8, esforços somados da iniciativa privada, ONG’s e o poder público vão levar até o Vale do Anhangabaú um grande mutirão por mais saúde e inclusão em São Paulo. 


A iniciativa é coordenada pela a farmacêutica suíça Novartis com apoio institucional da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e tem o objetivo de aproximar as pessoas para encararem de forma natural as diferentes condições de cada cidadão.
 
Para isso, o evento apresenta o “Circuito da Percepção”, onde os visitantes têm a oportunidade de se colocar no lugar de uma pessoa com deficiência visual, percorrendo um caminho com o uso da bengala branca e orientação de um cão-guia. 


O circuito também possui semáforos sonoros e o piso tátil direcional nas calçadas para realização do percurso. 


Além disso, cadeira de rodas e muletas estarão disponíveis para que os participantes possam entender as dificuldades na locomoção de uma pessoa com deficiência física.
 
A ação também trata dos desafios no esporte inclusivo e a arte do grafite sobre duas rodas. Durante todo o dia, com parceria da Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD) e Instituto Olga Kos, haverá apresentações de lutas marciais, jogos de tênis de mesa e capoeira praticados por pessoas com deficiências física, visual e intelectual.
 
O evento contará com um espaço reservado para a divulgação do Plano São Paulo Mais Inclusiva (que possui 70 ações voltadas para pessoas com deficiência da capital); e uma unidade móvel do CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, que irá oferecer para pessoas com e sem deficiência, vagas de emprego e serviços como: emissão de carteira de trabalho (1ª e 2ª vias), habilitação do seguro-desemprego, formalização de microempreendedor individual (MEI) e inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entre outros.
 
Além disso, o Mutirão conta com a presença do rapper Billy Saga, presidente da ONG Movimento SuperAção e do jornalista e apresentador Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos e que possui deficiência visual.
 
Inclusão de pacientes oncológicos
 
Pacientes com câncer também encontram dificuldades e enfrentam barreiras impostas pela doença. 


Para isso, o Instituto Oncoguia, uma organização sem fins lucrativos, cria e desenvolve ações estratégicas para ajudar o paciente com câncer a viver melhor, orientando e apoiando esse paciente. Nesse dia, voluntários tiram dúvidas e oferecem auxilio aos pacientes e familiares. 


Dia da Parceria

 
Essa iniciativa faz parte do Dia da Parceria da Novartis com a Comunidade, uma ação de cidadania corporativa que acontece anualmente e reúne mais de 100 mil colaboradores em 140 países onde a empresa atua.
 
A ação oferece à população de São Paulo exames gratuitos para aferição de pressão e glicose, medição de peso e altura para cálculo do IMC, espirometria e orientações sobre alimentação saudável, doenças crônicas, saúde dos olhos e antitabagismo. 


Além disso, a Carreta de Saúde, um caminhão itinerante que possui cinco consultórios e um laboratório, estará presente promovendo a detecção e o tratamento da hanseníase.
 
O mutirão também conta com uma tenda de saúde animal, onde os donos de cães e gatos terão a oportunidade de levar seus pets para serem vermifugados gratuitamente.
 

Mutirão de Saúde e de Inclusão Social
 
Quando: 08 de maio
Horário: 8h às 17h
Onde: Vale do Anhangabaú – São Paulo


Fonte: Rede Saci

Nenhum comentário:

Postar um comentário