8 de jul. de 2012

Locais com acessibilidade em São Paulo

Boa Tarde Leitores,

Eu estava visitando o site www.deficienteciente.com.br e encontrei a relação descrita a seguir de locais com acessibilidade na cidade de São Paulo espero que esta informação seje util


Parque do Ibirapuera: Área plana, as vias internas são asfaltadas e não há calçadas. Há banheiros adaptados.

Auditório Ibirapuera: Espaço planejado para cadeirantes com elevadores, rampas, plataformas, sinalização e lugares demarcados. Existem também camarins com banheiros adaptados.

Avenida Paulista: O metrô, com três estações na avenida e boas adaptações é a melhor opção de acesso à essa região. A recente reforma de calçadas e cruzamentos, melhorou a acessibilidade para cadeirantes e cegos. Guias foram rebaixadas e as calçadas niveladas com colocação de piso podotátil.

Instituto Butantã: A acessibilidade para cadeiras de rodas não possui grandes obstáculos.

Aquário São Paulo: Possui elevadores e não há dificuldade para visitação. Há banheiros adaptados.

Jardim Botânico: Há bom acesso para cadeirantes e um carrinho motorizado para pessoas com dificuldade de locomoção.

Jockey Club: Há espaços acessíveis por rampas e elevadores e banheiros adaptados.

Museu Afro-Brasil: Há boas condições de acessibilidade para cadeirantes.

Museu de Arte Moderna: Ótimo acesso para pessoas com deficiência, com piso podotátil no entorno do prédio.Poussi banheiros adaptados.

Parque Estadual do Jaraguá: Há um mirante adaptado para cadeirantes. Na trilha do silêncio, há sinalização me Braille e na biblioteca há publicações nessa língua. Possui banheiros adaptados.

Parque Villa-Lobos: ampla acessibilidade para pessoas com deficiência. Foram criadas rampas abertas, trilhas táteis, telefones para surdos, brinquedos adaptados para crianças e contempla acessibilidade em todos os eventos abertos que o parque promove.

Planetário Prof. Aristóteles Orsini: Possui rampas e lugares reservados para cadeirantes. Há banheiros adaptados.

Memorial da América Latina: Rampas de acesso e banheiros adaptados.

Museu da Língua Portuguesa: Acessibilidade em todos os andares, piso podotátil e monitores. Há banheiros adaptados.

Museu do Futebol: Bilheteria com piso podotátil; instrutores habilitados em Libras. Elevadores em todos os andares; a altura das arações interativas está acessível a cadeirantes. Também há sinalizações me Braille, áudio-guias e jogos táteis.

Rua Oscar Freire: Foram retirados os postes com fios aparentes, padronizado o mobiliário público e o piso das calçadas trocados. Elas ficaram mais largas e ganharam guias rebaixadas e trilha podotátil em boa parte de sua extensão.

Teatro Municipal: Lugares reservados para pessoas com deficiência física.

Mercado Municipal: Possui rampas e elevadores.

Metrô e ônibus: Há 2.800 ônibus adaptados. A empresa do metrô oferece acessibilidade e um serviço diferenciado ao público com deficiência, como adaptações em estações, atendimento preferencial e equipe capacitada para interagir com esses usuários, incluindo funcionários que se comunicam em Libras.

Pinacoteca: Apesar de estarem em edifícios muito antigos, os dois espaços dispõem de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Com o objetivo de incentivar a visitação do público com deficiência, a Pinacoteca criou o Programa Educativo para Pessoas Especiais (PEPE). Essa iniciativa, além de monitorar as visitas agendadas, é responsável pela criação da Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras. Em caso de necessidade de acompanhamento de intérprete de Libras, basta solicitar o agendamento. Há vagas reservadas no estacionamento e banheiros adaptados.

Zoológico: A acessibilidade é prejudicada por subidas e descidas, assim como a visualização de alguns animais em contrapartida, existe uma monitoria desenvolvida exclusivamente para esse público que oferece uma experiência sensorial para conhecer o mundo animal. Há banheiros adaptados.

Restaurante a figueira Rubaiyat: Há área de circulação para cadeira de rodas e banheiros adaptados.

Baby Beef Rubaiyat: : Há área de circulação para cadeira de rodas e banheiros adaptados.

Bar Brahma: ambiente amplo e confortável para quem usa cadeira de rodas. Banheiro adaptado.

Restaurante Dinho´s Place: Boa acessibilidade nos banheiros e nos salões de serviço.

Restaurante Dom Curro: Espaço amplo e banheiro adaptado.

Restaurante Famiglia Mancini: elevador de acesso ao salão principal, bom espaço para circulação entre as mesas. Em caso de necessidade, a casa dispõe de van adaptada para transporte dos clientes.

Restaurante Fogo de Chão: Amplo e não dificulta a circulação de cadeiras de rodas. O bufê tem uma altura acessível, mas pode ser servido à mesa se for a preferência do cliente. Banheiros de fácil acesso e bem sinalizados.

Restaurante La Casserole: salão amplo, e o piso facilita a circulação de cadeira de rodas. Banheiro adaptado.

1900 Pizzeria: a acessibilidade de todas as unidades oferece conforto às pessoas com deficiência exceto na unidade Chácara Flora, onde o acesso ao banheiro é inadequado.

Pizzaria quintal do Braz: Acesso confortável a cadeirante, espaço amplo e banheiro adaptado.

Restaurante Pandoro: Acesso confortável a cadeirante.

Restaurante Ráscal Itaim: Acesso confortável a cadeirante, espaço amplo e banheiro adaptado. Cardápio em Braille.

Walter Mancini Ristorante: Rampas de acesso e banheiros adaptados. Possui van adaptada para transporte ao local.
 
Hotel blue tree Towers Faria Lima: O hóspede com deficiência encontra boa infraestrutura de lazer e negócios. Há dois quartos adaptados.

Comfort Hotel Downtown: Opção mais econômica. Há rampas e elevadores, dois quartos adaptados.

Hotel Formule 1: Opção mais econômica e de fácil acesso devido à proximidade d o metrô Paraíso. Há dois quartos adaptados.

Green Place Flat: Seis quartos adaptados com adaptações básicas para deficientes.

Hotel Fasano: Há dois quartos adaptados.

Novotel Jaraguá São Paulo conventions: Há 14 apartamentos adaptados. Ótima acessibilidade. Recepção com mesa especial de atendimento, manuais em Braille e telefones para surdos. Apartamento adaptado para uma pessoa surda, com sinais luminosos no quarto e banheiro, telefone com teclas especiais, TV com closed caption. Existe outra unidade só para cegos e deficientes visuais. O piso é frio para receber adequadamente cães-guias e o cardápio do minibar está em Braille. No restaurante o bufê é rebaixado e há cardápio em Braille.

Novotel Ibirapuera: adaptação básica para os deficientes físicos e bom acesso às áreas de lazer do prédio. Há 1 quarto adaptado.

Hotel Renaissance: Há 9 apartamentos adaptados. O local possui rampas e elevadores. Na recepção há um funcionário habilitado em Libras.

Hotel unique: O hotel proporciona fácil acesso e todas as áreas de lazer, incluindo o restaurante na cobertura. Há 2 apartamentos adaptados.

Ibis São Paulo congonhas: Há 4 apartamentos adaptados.

Sheraton Sâo Paulo WTC Hotel: Há 2 apartamentos adaptados. Um deles é totalmente adaptado para cegos com a sinalização onterna em Braille.

Sonesta Ibirapuera: Possui um quarto adaptado e boa acessibilidade nas áreas comuns e de lazer.

Jardim Botânico
Jardim Botânico

Instituto Butantã
Instituto Butantã

Mercado Municipal
Mercado Municipal

Teatro Municipal
Teatro Municipal

Avenida Paulista vista de cima
Avenida Paulista vista de cima

Aquário de São Paulo
Aquário de São Paulo

Fonte de pesquisa: Guia Brasil Para Todos. Andrea Schwarz e Jaques Haber. 2009



Não esqueçam se irem em algum estabelecimento que não tenha acesso DENUNCIE.


Deixem o seu comentário, idéias, críticas, ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário