7 de jan. de 2013

Em Manaus, motoristas participam de curso de atendimento de pessoas com deficiência

ônibus adaptado para pessoas com deficiência
Em Manaus (AM) , o setor de educação e transporte da Superintendência da Municipal de Transporte Urbanos (SMTU) realizou o 6º Curso de Qualidade e Aperfeiçoamento no Atendimento de Pessoas Portadoras de Mobilidade Reduzida

Cerca de 20 funcionários da empresa Global, entre motoristas, cobradores, fiscais de tráfico e administradores de linha participaram do curso.

O superintendente do órgão, Wesley Aguiar, destacou a importância de reunir em uma sala de aula trabalhadores do sistema de transporte urbano para sensibilizar e conscientizar a forma correta de tratar pessoas com mobilidade reduzida.

Wesley acrescentou ainda que essa não é uma tarefa fácil e os resultados em educação são de médio a longo prazo. "Somente nesse segundo semestre foram capacitados cerca de 300 trabalhadores, sendo que o sistema possui 10 mil trabalhadores, mas acreditamos que esses motoristas funcionem como agentes multiplicadores passando o que aprenderam para os colegas e com isso alcancem um número maior de trabalhadores do sistema", disse.

A coordenadora do Transporta da SMTU, Jacilena Loureiro, explica que a finalidade do curso dessa vez foi conscientizar especificamente os funcionários da Empresa Global, visto que de acordo com os registros do Serviço de Atendimento Comunitário (SAC) 118 recebem muitas reclamações feitas por parte dos passageiros.

Segundo dados a SMTU, o número total de reclamações de usuários, entre idosos, pessoas com deficiência e grávidas chegaram a 2.180.

O motorista da Global Adultony Mota, 27, relatou que depois de assistir a aula e durante a atividade de simulação que fez com que os motoristas andassem de cadeira de rodas foi possível sentir a dificuldade que uma pessoas com deficiência enfrenta ao entrar no ônibus. “Agora terei muito mais atenção na hora de embarcar um passageiro cadeirante’’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário