7 de jan. de 2013

Por um mapa da acessibilidade em Bauru

Símbolo de acessibilidade

Eleito com votação recorde – foram quase 8 mil votos – o vereador Fábio Manfrinato (PR), que assumiu sua cadeira no dia 1º de janeiro, já articula seus projetos, entre eles, um censo da pessoa com deficiência em Bauru (SP)

“Precisamos de um projeto que analise a cidade e mostre o número exato de pessoas com deficiência”, diz.

Para ele, é preciso um trabalho complexo que analise não apenas o número de pessoas, mas detalhes a vida de cada um, como região em que moram, faixa etária, grau de instrução, entre outros dados sócio-econômicos. 

Informações que poderão facilitar a implantação de políticas públicas específicas voltadas a este público.“Do contrário, não adianta ficar criando leis que não atinjam de verdade quem precisa”, afirma.
Viável
Para colocar em prática o seu projeto, Manfrinato acredita que terá o apoio da nova Câmara e também do prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB). “Vamos ter de conversar com o prefeito, ver quais das secretarias que poderão nos ajudar, embora eu possa antecipar que a do Bem Estar Social é uma pasta que com certeza poderá entrar com seu grupo de colaboradores“, explica.

“A Câmara deu uma renovada muito grande e são vereadores que, pelo o que eu sinto, querem fazer o melhor pela nossa cidade. É um assunto que não deve encontrar barreiras lá”, acrescenta.

O exemplo de onde Manfrinato parte é um projeto implantado pela deputada federal Mara Gabrilli (PSDB), quando ela era vereadora na cidade de São Paulo. “Não sei em que pé que está isso hoje em dia, mas preciso ir ver de perto e, na sequência, adaptar para a realidade de Bauru”, adianta.

Na próxima terça-feira, ele vai presidir a sessão solene da Câmara de passagem de cargo para o prefeito Rodrigo Agostinho, a vice Estela Almagro e os vereadores eleitos para nova legislatura. A sessão está marcada para as 18h.

Em 2008, Manfrinato chegou a ficar na Câmara por quatro meses, porque era o primeiro suplente da vereadora Chiara Ranieri (DEM), que se afastou por conta da gestação da sua primeira filha.

Assim que foi eleito, ele afirmou que sua principal luta é pela acessibilidade para pessoas com deficiências, mas que iria atuar em diversas áreas e pretende ajudar a população bauruense, juntamente com o prefeito reeleito Rodrigo Agostinho. Em 2008, Manfrinato estava na oposição, mas agora o PR, seu partido, está na base de apoio do prefeito.
 
Cultura online e acessível na capital

A cidade de São Paulo conta com um guia online de acessibilidade cultural. O material traz informações de equipamentos públicos culturais acessíveis na capital paulista e 186 locais eleitos que melhor recebem pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida 149,042 é o número de atendimentos que a Sorri realizou em 2011, segundo informações do seu site74% destes pacientes atendidos tem renda de até um salário mínimo
 
Quem é a deputada federal

Mara Gabrilli, 44 anos, é publicitária, psicóloga, deputada federal pelo PSDB, eleita nas eleições de 2010 com 160.138 votos para a legislatura 2011-2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário