18 de jan. de 2013

MAM e Pinacoteca oferecem serviços de áudio e videoguias

audioguia
Dois dos maiores museus de São Paulo, o MAM e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, contam com um serviço mais do que essencial às pessoas que têm deficiência visual e auditiva: áudio e videoguias, que descrevem as obras e o contexto das exposições em cartaz através da fala e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), respectivamente.

O MAM dispõe de dez audioguias em iPods para as pessoas com deficiência visual e dez videoguias (com Libras) em iPads para os que têm deficiência auditiva, além de trinta audioguias para o público em geral com informações extras (sem a descrição das obras e a disposição das mesmas) sobre as obras atualmente em cartaz.


 “O conteúdo é sempre atualizado: do conceito curatorial, com depoimento dos curadores e artistas, a detalhes como a disposição das peças no espaço”, conta Daina Leyton, coordenadora do Programa Educativo do MAM e da área de acessibilidade

Além disso, há sempre um educador com deficiência auditiva à disposição no horário de funcionamento do museu fluente em Libras. Todos os serviços são gratuitos.

Ainda nesse primeiro semestre de 2013, todo o material produzido, tanto para audioguia quanto para videoguia, estará disponível no site do MAM e na página oficial do museu no YouTube. “A ideia é montar um acervo online”, diz Daina.


No próximo dia 25 de janeiro, a Pinacoteca do Estado de São Paulo também passará a oferecer o serviço de áudio e videoguias para trinta obras do acervo, entre elas, Sombra - O Torso, de Auguste Rodin, e Tropical, 1916, de Anita Malfatti.

O audioguia, que serve tanto para pessoas com deficiência visual, quanto para o público em geral, está disponível em três idiomas – português, inglês e espanhol – e a locação do aparelho custa R$ 4.

O videoguia é gratuito. O conteúdo começa com a história da Pinacoteca e sugere um roteiro pelas obras, com duração aproximada de uma hora e meia. Lá também há a possibilidade de se visitar o museu com uma educadora com deficiência auditiva fluente em Libras.

O Itaú Cultural também oferece videoguias para pessoas com deficiência auditiva. O Masp não tem ainda previsão para o emprego de nenhum dos dois aparelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário